Indústria de SP contrata mais do que demite pela 1ª vez em 20 meses
O saldo de contratações da indústria paulista em janeiro foi positivo pela primeira vez desde abril de 2015. No primeiro mês deste ano, o número de empregados do setor cresceu 6.500 em relação a dezembro. Os dados são da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).
Apesar do saldo positivo em números absolutos, o dado de janeiro representa uma queda percentual de 0,24% em relação a dezembro no cálculo dessazonalizado.
Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, o recuo foi de 5,73%, ou 132 mil trabalhadores. Mesmo assim, a avaliação das entidades é positiva a respeito do resultado de janeiro, a primeira alta nominal em 20 meses.
Alta em 15 de 22 setores
A Fiesp e o Ciesp também veem positivamente o fato de 15 dos 22 setores terem apresentado crescimento no número de vagas. Não houve variação em outros quatro, e apenas três tiveram mais postos fechados do que criados. Os destaques foram produtos de borracha e de material plástico (1.969 vagas criadas) e confecção de artigos de vestuário e acessórios (1.742).
Por regiões, na série sem ajuste sazonal, a Grande São Paulo e o interior registraram alta de 0,14% e 0,43%, respectivamente entre dezembro e janeiro. Os destaques positivos ficaram para São Carlos (2,16%), Araraquara (1,89%) e Jacareí (1,46%), enquanto os negativos foram São Caetano do Sul (-2,41%), Matão (-1,78%) e Franca (-1,61%).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.