Topo

Juro futuro curto cai antes de Copom, e longo sobe com cena política

12/04/2017 16h48

Os juros futuros de prazos intermediários e longos tornaram a subir nesta quarta-feira, com investidores adicionando posições defensivas em meio às repercussões à "Lista de Fachin", divulgada ontem, sobre a abertura de inquéritos relacionados à Operação Lava-Jato.


As variações, porém, seguiram longe de indicar reversão substancial na expectativa dos investidores de aprovação do ajuste fiscal. Analistas até consideraram recentemente nos preços riscos de o governo ceder mais no texto original para garantir votos de parlamentares em prol da aprovação. Mas, por ora, a ideia é que pontos avaliados como cruciais para a efetividade da reforma - a exemploda idade mínima para aposentadoria - não estão em discussão. Uma mudança nesse aspecto, porém, poderia causar um ajuste negativo mais intenso nos mercados.


Embora sem alarde, a alta dos juros longos no Brasil contrasta com a queda das taxas em outros países emergentes hoje, como México e Turquia. Isso indica que há mais prêmio de risco localmente, que para alguns pode ser interpretado como uma oportunidade de aplicação."O mercado evita pressionar os juros também porque praticamente todo mundo está doado [vendido] em taxa. Uma disparada agora machucaria todo mundo", diz um estrategista.


Ao fim do pregão regular, às 16h, o DI janeiro de 2021 tinha alta a 9,870% (9,830% no ajuste de ontem). O DI janeiro de 2019 avançava a 9,420% (9,380% no último ajuste).O DI janeiro de 2018 subia a 9,640% (9,615% no ajuste anterior).


As taxas curtas, por outro lado, tiveram novo dia de baixa, com ajustes finais de investidores horas antes do anúncio da decisão de política monetária.O DI julho de 2017 foi o mais negociado da sessão, com 209.740 ativos. A taxa recuava a 10,730%, frente a 10,749% no ajuste anterior. O mercado embute um pouco mais de 1 ponto percentual de queda da Selic nesta noite e praticamente 1 ponto de redução no encontro do Copom de maio.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Juro futuro curto cai antes de Copom, e longo sobe com cena política - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia