Topo

Bolsas de NY sobem com retomada de otimismo sobre economia dos EUA

18/05/2017 17h45

Os mercados americanos decidiram manter o benefício da dúvida em relação à capacidade de o governo dos Estados Unidos fazer avançar as reformas favoráveis à expansão econômica.Após ajustes, o Dow Jones encerrou em alta de 0,27%, a 20.663,02 pontos. O S&P 500 avançou 0,37%, a 2.365,72 pontos. O Nasdaq subiu 0,73%, a 6.055,12 pontos.


No S&P 500, apenas um dos 11 setores que compõem o índice terminou no vermelho. Mesmo assim, o grupo dos papéis de energia teve um recuo de apenas 0,03%. As maiores altas ficaram com velhos conhecidos do "Trump trade", como consumo discricionário e tecnologia, que subiram 0,58% e 0,59%.


No Dow Jones, Walmart, United Health e Apple lideraram os ganhos, com avanços de, respectivamente, 3,22%, 1,53% e 1,52%. Cerca de dois terço do índice terminou no território positivo.


Se ontem as bolsas de Nova York registraram o pior pregão do ano, nesta quinta-feira os índices acionários refletiram a retomada das apostas no chamado "Trump trade", em alusão à possibilidade de maior crescimento e inflação trazidas pelos planos do presidente dos EUA, Donald Trump.


A retomada dos ganhos acionários sinalizou ainda ter prevalecido a interpretação entre investidores de que a economia dos EUA, apesar das turbulências políticas, segue em boa forma, apoiada na força do mercado de trabalho e na tendência de crescimento dos salários.


Além do momento favorável para a atividade e o emprego, os lucros corporativos surpreenderam na recente temporada de balanços do primeiro trimestre. Conforme a confiança entre negócios e consumidores continua a se expandir, o cenário para os resultados dos próximos períodos tendem a manter positivo.


O otimismo dos investidores também ganhou sustentação hoje após as declarações do secretário de Tesouro, Steven Mnuchin, e do presidente da Câmara dos Deputados, o republicano Paul Ryan, que reiteraram a intenção do governo de aprovar o mais rapidamente possível o projeto de reforma tributária.


Mnuchin afirmou a congressistas ser possível alcançar crescimento de 3% ao ano, se as reformas de regulações e impostos foram aprovadas. Já Ryan ressaltou que o governo se empenha para aprovar a revisão do sistema tributário ainda neste ano.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bolsas de NY sobem com retomada de otimismo sobre economia dos EUA - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia