Topo

Lucro da dona da Zara avança no primeiro semestre

20/09/2017 11h00

A Inditex, dona da varejista de moda Zara, reportou lucro líquido de 1,37 bilhão de euros (US$ 1,64 bilhão) no primeiro semestre fiscal deste ano, encerrado em 31 de julho, o que representou um crescimento de 9% em relação ao mesmo intervalo de 2016. O resultado foi associado à expansão das vendas da companhia em todas as marcas e mercados onde atua.


A receita líquida apurada no período foi de 11,67 bilhões de euros, 11,5% acima da receita obtida no primeiro semestre do ano passado. As vendas em mesmas lojas (unidades abertas há mais de 12 meses) aumentaram 6% no período. A companhia também informou que, no período de 1º de agosto a 17 de setembro, as vendas da companhia cresceram 12% em moeda constante.


Em comunicado, o presidente da Inditex, Pablo Isla, destacou a "força e a sustentabilidade do modelo integrado de lojas físicas e virtuais da companhia, que ano após ano continua demonstrando sua capacidade de gerar crescimento, ao mesmo tempo em que enfatiza a geração de valor para a sociedade e o meio ambiente, como evidenciado pela notável geração de empregos, particularmente na Espanha, graças ao efeito da sede", afirmou o executivo.


No primeiro semestre, a companhia informou ter gerado 11 mil novos postos de trabalho, sendo 2.933 na Espanha. A empresa não divulgou dados sobre sua operação no Brasil.


Globalmente, o lucro bruto da Inditex aumentou 11% no semestre, para 6,58 bilhões de euros. A margem bruta de lucro, no entanto, teve redução de 0,4 ponto percentual, para 56,4%.


O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) chegou a 2,29 bilhões de euros, com avanço de 9% na comparação com o primeiro semestre de 2016.


No semestre, a companhia abriu 113 lojas em 45 mercados, chegando a 7.405 unidades. Em junho, a companhia começou a construção de um novo centro logístico em A Laracha, na Galicia, Espanha e, em setembro, deu início à construção de um centro logístico em Lelystad, na Holanda.


Para o ano, a Inditex manteve a previsão de investir 1,5 bilhão de euros globalmente.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lucro da dona da Zara avança no primeiro semestre - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia