Bancando o home office

Solução temporária está virando definitiva em alguns setores, com acordo entre empresas e trabalhadores

Larissa Coldibeli Colaboração para o UOL, em São Paulo Getty Images/pixelfit

Meses após a imposição do home office por causa da pandemia, empresas e trabalhadores se adaptaram ao modelo e, diante da incerteza sobre a retomada das atividades no escritório, muitos já se organizam para permanecer definitivamente no trabalho remoto.

O formato "officeless" (sem escritório, em inglês), como também vem sendo chamado, traz mudanças na cultura da empresa, no estilo de gestão e em benefícios aos funcionários (há até plano de saúde para pets adotados).

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Alguns não vão voltar mais ao escritório

Grandes empresas, como Magazine Luiza e Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio), aboliram a exigência da presença física das suas equipes de tecnologia. No Magalu, cerca de 1.500 funcionários —de um total de 40 mil— não precisarão mais ir para o escritório ao fim da pandemia.

Outras áreas devem migrar para o modelo híbrido, alternando dias de trabalho remoto com presencial. A empresa reabriu o escritório em São Paulo com capacidade reduzida a 15%.

Na Via Varejo, além de funções de tecnologia, outras atividades são cotadas para o "officeless", que ainda está em experimentação. Uma delas é o atendimento ao cliente.

O profissional de tecnologia está mais acostumado ao trabalho autônomo. A área já tem métricas estruturadas para acompanhar as entregas a distância.

Luiz Felipe Massad, diretor de Gestão de Pessoas do Magalu

Na área de atendimento ao cliente, a gente observa um ganho de produtividade absurdo. É um time que já atenderia o cliente de maneira remota e, de casa, consegue ser muito mais produtivo.

Rosi Purceti Balabran, diretora de Pessoas & Performance da Via Varejo

Getty Images/iStockphoto/Olga Strelnikova

Antes de saber do salário, perguntam se a vaga é home office

Os candidatos a vagas de emprego estão perguntando primeiro se o trabalho é home office, antes mesmo do salário, segundo Areta Barros, sócia e diretora da Hub On Demand, consultoria de recrutamento e seleção.

O home office está virando uma condição dos candidatos, principalmente nas áreas de tecnologia, comercial e de serviços financeiros. Até para vagas de estágio essa dúvida vem primeiro.
Areta Barros

Dados do site de empregos Infojobs confirmam essa percepção:

  • A página tem atualmente mais de 4.000 vagas abertas para trabalho remoto permanente
  • Comercial e tecnologia são as duas áreas que mais estão contratando como trabalho remoto permanente (60%), seguidas por jurídico (8%) e telemarketing (7%)

O modelo 'officeless' permite encontrar o capital intelectual onde quer que ele esteja, não necessariamente nos grandes centros.
Rosi Purceti Balabran, diretora de Pessoas & Performance da Via Varejo

Dados da Hub Talent mostram que 25% dos contratados durante a pandemia, por empresas de São Paulo, moram em outras regiões.

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Benefícios incluem até convênio para pets adotados

O kit de contratação do iFood (para funcionários de escritório em home office) inclui notebook, itens de ergonomia, de papelaria, mochila e acessórios. Mensalmente, é pago um auxílio financeiro para gastos com internet e energia elétrica.

Durante a pandemia, foram incluídos benefícios como assistência de saúde para animais de estimação e terapia online. "Muitos colaboradores adotaram um pet durante a quarentena", disse Gustavo Vitti, vice-presidente de People do iFood.

A foodtech deu liberdade para seus 2.500 funcionários decidirem como querem trabalhar no pós-pandemia. As equipes têm até julho de 2021, data prevista para o retorno ao escritório, em Osasco (SP), para definir o modelo de trabalho.

Vantagens e desvantagens para os dois lados

Vantagens do home office para os funcionários:

  • Liberdade para trabalhar de onde quiser
  • Flexibilidade de horários
  • Menos tempo gasto em deslocamentos

Vantagens do home office para as empresas:

  • Redução de custos com escritório
  • Atração e retenção de talentos; possibilidade de contratar em qualquer lugar
  • Menor exposição do funcionário a riscos, especialmente durante a pandemia

Desvantagens para os funcionários:

  • Menos convívio social e networking
  • Pode passar a sensação de estagnação na carreira
  • Risco de não conseguir desconectar do trabalho e ter problemas de saúde

Desvantagens para a empresa:

  • Dificuldade de manter a cultura corporativa
  • Necessidade de investir em Tecnologia da Informação
  • Necessidade de adaptar o modelo de gestão de pessoas
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Como fica a jornada? Tem hora extra? Tire dúvidas

1) Como fica o controle da jornada de trabalho no home office? Há pagamento de hora extra?

Não há controle da jornada de trabalho. Trata-se de um regime no qual a empresa não pode cobrar o trabalho por tempo, mas por tarefas. A lei exige que o contrato especifique as atividades que serão realizadas. Assim, não há o pagamento de horas extras.

2) A empresa é obrigada a fornecer equipamentos e infraestrutura para o empregado?

A lei prevê que sejam estabelecidas disposições relativas à "responsabilidade pela aquisição, manutenção ou fornecimento dos equipamentos tecnológicos e da infraestrutura necessária e adequada à prestação do trabalho remoto", de modo que o fornecimento de equipamentos pode ser negociado.

A lei também exige que seja estipulada regra de reembolso das despesas do trabalhador. Caso o empregado utilize equipamentos próprios (celular, computador) ou sua própria infraestrutura (espaço físico, energia elétrica, internet etc.), ainda que apenas parcialmente, deve ser estipulada a forma de reembolso dessas despesas.

3) A empresa pode migrar o trabalhador para o teletrabalho, ou de volta para o regime presencial, livremente?

O contrato de trabalho não é completamente imutável —a lei apenas impõe que nenhuma alteração pode ser realizada caso resulte em prejuízo para o trabalhador.

Nesse sentido, o trabalho em regime presencial pode ser migrado para o teletrabalho, sendo necessário, contudo, haver expressa concordância do empregado. Na atual crise sanitária, contudo, a exigência dessa anuência pode (e deve) ser flexibilizada para um bem maior.

Por outro lado, a convocação do trabalhador para que retorne ao regime presencial dispensa a concordância do empregado, devendo ser respeitado apenas o prazo de transição de no mínimo 15 dias.

4) O empregado tem direito ao vale-transporte e ao vale-refeição?

O vale-transporte é um benefício previsto em lei. Porém, no teletrabalho, o deslocamento do trabalhador não é exigido, de modo que também não é devido o pagamento do vale-transporte e não pode ser realizado o desconto salarial de 6% para o seu custeio.

Porém, se o empregado for até a empresa em determinados dias da semana, ou mesmo esporadicamente, ele terá direito a receber o vale-transporte referente a esses dias. Cabe a ele escolher. Caso o deslocamento ocorra em frequência muito ínfima, o recebimento do benefício pode não ser vantajoso.

O vale-refeição não possui previsão em lei, mas muitas empresas oferecem. Se o benefício já estiver previsto no contrato de trabalho, o seu fornecimento não pode ser suprimido, mesmo no regime de teletrabalho.

5) Pode haver acidente de trabalho no teletrabalho?

Sim, assim como doenças ocupacionais. A lei exige que a empresa instrua os empregados, de maneira expressa e ostensiva, quanto às precauções a tomar a fim de evitar doenças e acidentes de trabalho, devendo ser formalizado termo de responsabilidade quanto a essas instruções.

Fonte: Osvaldo Ken Kusano, coordenador da área trabalhista do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia.

Ministério Público do Trabalho diz que vai fiscalizar

Em outubro, o Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou que vai aumentar a fiscalização das condições dos trabalhadores que permanecerão no regime de teletrabalho e publicou nota técnica com 17 diretrizes.

O documento provocou reações, primeiro por ocasião de sua publicação —sete meses depois da adoção em massa ao home office— e, segundo, por causa das orientações que vão além das exigências previstas em lei.

A nota técnica aborda temas como etiqueta digital, direito à desconexão e à privacidade, parâmetros de ergonomia, comunicação, treinamento e controle da jornada.

A recomendação do MPT de controle da jornada é incoerente com o que a lei propõe, que é a flexibilidade. Mas há pontos importantes que devem ser discutidos, como a etiqueta digital e o direito à desconexão. Isso é pertinente ao momento que estamos vivendo, de excesso de tempo online. Sabemos que isso causa doenças, é importante desconectar.
Advogada Karolen Gualda Beber, coordenadora trabalhista do escritório Natal & Manssur Advogados

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Como encontrar o equilíbrio no home office?

Pesquisas mostram que as pessoas estão tendo dificuldades para equilibrar o trabalho em casa com a vida pessoal. Há empresas que tentam conciliar o controle da produtividade com a saúde mental dos seus empregados.

As habilidades mais valorizadas pelos líderes de grandes empresas no Brasil para o pós-pandemia, de acordo com pesquisa Habilidades 360º, do Page Group.:

  • Inteligência emocional: 42,9%
  • Trabalho em equipe: 38,4%
  • Comunicação assertiva: 31,1%

No Magazine Luiza, por exemplo, foi necessário bloquear as agendas no período das 12h às 14h para garantir que todos fariam a pausa do almoço. Também há limites de horário para agendamento de reuniões —nem tão cedo, nem tão tarde. O controle da produtividade é feito por tarefas realizadas.

Logo no início, a gente percebeu que as pessoas estavam trabalhando mais, sem horário para terminar, com reuniões encavaladas em que não dava tempo nem de ir ao banheiro, todo mundo querendo participar para mostrar presença. Por isso, travamos as agendas. Também orientamos quanto a melhores práticas para duração das reuniões e pauta.

Luiz Felipe Massad, diretor de Gestão de Pessoas do Magalu

Dicas de organização digital

  1. Arquivos e documentos fáceis de achar: para que as pessoas tenham o que precisam, os materiais já devem estar disponíveis na nuvem e atualizados.
  2. Clareza de processos e rotinas: autonomia requer processos organizados. As pessoas sabem o que acontece em cada processo do fluxo de trabalho e quais são as rotinas?
  3. Histórico de projetos e conversas: a equipe consegue encontrar daqui a 30 dias o contexto da discussão que levou a uma determinada decisão?

Fonte: Movimento Be Officeless

Getty Images/iStockphoto

Transformações na gestão e no escritório

Empresas que têm uma cultura de comando e controle sofrem mais para se adaptar ao trabalho remoto. À distância, a relação entre o líder e o liderado tem que ser de confiança.

Alexandre Slivnik, diretor-executivo da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD)

As empresas estão em um momento de reflexão sobre o futuro. O trabalho remoto veio para ficar. Tem havido uma procura grande para repensar os espaços corporativos, porque a gente já sabe que as pessoas vão querer socializar quando voltarem ao escritório.

Roberta Hodara, especialista de Workplace na consultoria imobiliária JLL

Pontos positivos e negativos

Tenho muitos amigos na empresa e sinto saudades de encontrá-los, mas agora não perco mais uma hora e meia no trajeto para a empresa, o que é bom, porque consigo fazer outras coisas. Também tenho mais foco sem as interrupções do escritório.

Patricia Andrade, especialista de merchandising online na Mobly

Eu gosto muito do Brasil e considerei a minha casa por muito tempo. Mas, infelizmente, quando o panorama do covid-19 explodiu, com todas essas incertezas e o trabalho remoto, decidi voltar para a Colômbia para estar mais perto da minha família.

Daniela Mercado, analista de mídia paga na HeroSpark

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