O INSS afirma que o sistema está, de fato, passando por mudanças para se adequar às novas regras de aposentadoria, que começaram a valer em novembro do ano passado, por causa da reforma da Previdência.
O sistema para concessão de auxílio-doença, porém, segue funcionando, de acordo com o INSS.
"No momento, estão habilitados para operação os sistemas para concessão de salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-reclusão, benefícios de prestação continuada ao idoso e à pessoa com deficiência e a pensão especial destinada a crianças com microcefalia decorrente do zika vírus", diz a nota.
A concessão é o reconhecimento de que o trabalhador cumpre os requisitos necessários para receber o benefício e, portanto, está liberado para receber.
Uma fonte do INSS consultada pelo UOL afirma que, de fato, o sistema de concessão está funcionando, mas isso não quer dizer que o processamento de pagamentos do auxílio esteja ocorrendo.
Ou seja, na prática, as concessões seguem normalmente, mas o pagamento de novos auxílios pode estar pendente, como no caso de Aletéia.
O UOL questionou o INSS se os pagamentos de novas concessões de auxílio-doença estão sendo feitos, mas não teve resposta até a publicação desta reportagem.