Então, se os BDRs estão na B3, mas é aconselhável que a pessoa física evite a compra direta se não tiver tempo e conhecimento de mercado suficientes, qual o caminho para as ações das gigantes globais? A alternativa são fundos de investimento no exterior, especificamente fundos de ações no exterior.
O acesso às gigantes mundiais por meio de fundos tem algumas vantagens. A mais evidente é o fato de as gestoras contarem com experientes equipes de analistas, vivência diária nos mercados, algoritmos que ajudam na seleção dos melhores ativos e amparo de times especializados no exterior.
Fundo escolhe cerca de 40 BDRs
É o caso, por exemplo, da Western Asset, que faz parte de um conglomerado internacional do mercado financeiro. De acordo com Maurício Lima, gestor de portfólio, é minucioso o trabalho de análise para a escolha dos cerca de 40 BDRs de grandes empresas que fazem parte do fundo Western Asset FIA BDR Nível I. O objetivo é que a carteira gere valor para o investidor também considerando a questão do câmbio.
Os analistas observam em profundidade as operações das empresas —muitas delas com atuação em várias partes do globo, com realidades muito diferentes—, os resultados financeiros, as possibilidades de crescimento e o preço a que a ação está sendo negociada no mercado, para citar apenas alguns pontos de atenção.
Lima ressalta que a expertise da equipe de análise é fundamental: os profissionais conseguem acompanhar detalhes da operação das empresas que poderiam passar despercebidos pelos investidores que compram diretamente BDRs.
Ele dá um exemplo, do recibo da ação da Nvidia, empresa que atua no mercado de chips gráficos. Uma gestão profissional consegue perceber, nesse caso, que a ação da Nvidia é uma boa oportunidade de investimento no setor de games, detalhe que o investidor sozinho poderia não captar —ele poderia achar que é mais uma das muitas empresas fabricantes de chips.
Facilidade ao investir e liquidez
A facilidade de aporte é outra vantagem dos fundos quando se fala em investimento no exterior. Existem muitos fundos desse tipo em plataformas.
Comprar a cota de um fundo de BDR dá o mesmo trabalho de investir em um fundo DI.
Maurício Lima, gestor de portfólio da Western Asset Management
Há, ainda, a questão da liquidez. Depois do pedido do resgate de cota, o investidor recebe o dinheiro na conta em pouco tempo (D+5).