Empresa vira dona de Call of Duty e Candy Crush; veja principais negócios comprados nos últimos anos
O anúncio de que a Microsoft comprou a Activision Blizzard – dona de jogos como Call of Duty, Warcraft e Candy Crush – mexeu com o mercado nesta semana. A estimativa é de que a compra custou US$ 68,7 bilhões.
No ano passado, a Microsoft comprou 14 empresas. O negócio mais caro, de US$ 19,7 bilhões, foi a aquisição da Nuance Communications, focada em inteligência artificial.
Muito antes da pandemia e da popularização das chamadas de vídeo, em 2011, a Microsoft adquiriu o Skype. A operação custou US$ 8,5 bilhões, à época, e abriu caminho para o sucesso do Microsoft Teams.
Em 2013, a Nokia anunciou a venda de sua divisão de celulares à Microsoft, por US$ 7,2 bilhões. A empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen desbancou outros compradores interessados na Nokia, como Huawei e Lenovo.
Em 2016, a Microsoft fechou a compra do LinkedIn por US$ 26,2 bilhões, em valores da época. Até a aquisição da Activision, essa havia sido a maior compra feita pela Microsoft.
O GitHub – uma espécie de rede social de desenvolvedores – passou a ser da Microsoft em 2018. US$ 7,5 bilhões foram investidos no negócio, considerado complementar à operação da plataforma de nuvem Azure.