IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pular etapas é uma ilusão; veja 3 regras para ter uma carreira de sucesso

15/04/2015 06h00

O rápido progresso na atualidade causado pelo avanço tecnológico pode nos dar a sensação de que estamos sempre atrasados e desatualizados. Não é mais segredo que todo profissional tem de ser multitarefa. As empresas exigem que você faça cada vez mais com menos. Nunca ouvi o contrário.

Eu confesso que adoro resolver as coisas rapidamente. Tempo para mim definitivamente é dinheiro. Detesto a sensação de que estou perdendo tempo ao fazer uma atividade, seja pegar uma fila gigantesca, aguardar ser atendida na linha telefônica ou até mesmo ficar parada no trânsito.

Então, se tenho de enfrentar tais atividades, procuro me ocupar com outras coisas simultaneamente para não ficar com essa sensação desagradável de perda de tempo.

Não queime etapas

O objetivo desse artigo, porém, é outro. Não é possível acelerar tudo nesta vida. Na carreira é preciso tomar cuidado para não pular etapas que nada ajudarão em sua trajetória profissional.

A indústria mundial vende bilhões oferecendo “facilidades”: ter uma barriga chapada em três dias, emagrecer 10 kg em um mês sem fazer dieta, ficar rico sem trabalhar, e por aí vai. Já dizia um famoso ditado americano: “Não existe almoço grátis”. É uma ilusão buscar resultados positivos imediatos sem esforço.

Tudo tem seu tempo determinado. A natureza é perfeita. Para plantar qualquer alimento, é preciso tempo para semear, germinar e colher.

Muitos me procuram para fazer processo de coaching, buscando essa incrível aceleração para alcançar o tal sucesso profissional. Coaching é uma ferramenta para desenvolvimento comportamental e nem todo mundo precisa passar por um processo intenso como esse.

Antes de falarmos dos custos desse tipo de processo, envio um questionário, cujas respostas do interessado indicam se realmente o coaching é a ferramenta mais adequada naquele momento, pois muitas vezes aquele profissional só precisa de uma conversa focada com um mentor ou de um treinamento específico.

Em alguns casos é apenas uma questão de paciência para que o tempo de cultivo chegue e possa colher os frutos que plantou na carreira.

Sucesso rápido é admirável, mas raro

Acontece que viralizaram na internet os exemplos de profissionais fenômenos. Considero os fenômenos aqueles raros exemplos de profissionais que inventaram algo e ficaram milionários da noite para o dia sem passar pelas regras gerais que o resto da humanidade tem de lidar em suas vidas.

Vale a ressalva de que não tem nada de errado admirarmos esses profissionais fenômenos, são exemplos inspiradores de que é possível. Mas, sejamos sinceros, não acontece com todo mundo e nem a todo momento.

O que não me parece muito produtivo é um profissional não encarar o dia a dia com as regras da vida, depositando todas as suas fichas esperando que um fenômeno aconteça e o salve da dura realidade.

Sendo assim, pare de lutar contra essas regras e encare a realidade para construir uma carreira sólida e plena. Aqui vão três regras que todo profissional deve seguir se quiser experimentar uma carreira de sucesso.

Regra 1: você terá que estudar

Não me refiro ao estudo acadêmico somente. Conheço muitos executivos de sucesso que não têm graduação. Me refiro a estudar, seja o tema que for. Estou para ver um estudo que irá lhe prejudicar.

Pergunte a qualquer um desses profissionais de sucesso sem diploma se recomendariam que seus filhos não estudassem e o quanto a falta de estudo custa nos cofres da empresa para pagar consultores diplomados. Boa educação e conhecimento sempre abrirão portas na sua trajetória profissional.

Regra 2: você terá de mostrar bons resultados

Por mais qualificado tecnicamente que seja, você não assumirá cargo de liderança com grandes responsabilidades logo no início da carreira. Mesmo que seja na empresa de sua família.

O mundo não premia o potencial e sim o real. Você terá que gerar resultados para comprovar o quanto sabe das coisas e o quanto é bom tecnicamente. A experiência profissional na parte comportamental tem de ser vivida, e isso requer tempo. Tenha paciência.

Regra 3: você deverá gastar menos do que ganha

É matemático e é a regra de ouro para não se tornar refém de nenhuma empresa. Ter independência financeira lhe dará a liberdade que tanto busca em sua carreira. Os profissionais mais procurados no mercado são aqueles que tem independência financeira. Será coincidência? Claro que não!

Os profissionais livres arriscam mais na empresa pois não têm medo de algo dar errado e, com isso, conseguem melhores resultados. Conquistar esse patamar requer tempo e disciplina, portanto, comece logo.

Se você seguir com essas regras gerais irá construir uma carreira sólida no tempo necessário e, se um fenômeno acontecer em sua vida, estará preparado. Mas ficar aguardando somente esse fenômeno e nada fazer no dia a dia pode ter consequências pesarosas na carreira.

Queimar etapas para alcançar sucesso na carreira é uma ilusão vendida por alguns espertinhos que faturam milhões no mercado. Então pare de encher o bolso dos outros de grana buscando facilidades que não existem e comece a cuidar da sua vida profissional de maneira responsável.

Gostou do artigo? Então compartilhe!