IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Quer ser admirado? Saiba passar a imagem correta na sua carreira

06/05/2015 06h00

“A popularidade é a prima promíscua do prestígio”. É com essa frase extraída do filme “Birdman”, de Alejandro González Iñárritu, que começo a escrever este artigo.

A percepção da imagem profissional se constrói através de três pilares: a forma como você se vê, a forma como os outros o veem e a imagem que gostaria de transmitir.

Já aconteceu com você, depois de algum tempo que uma pessoa o conhece um pouco mais, ela dizer: “A primeira vez que eu o vi achei que você era tão… mas na verdade você é…”? Se já ouviu isso, o impacto que estava gerando nas pessoas não estava alinhado com sua verdadeira essência.

A exposição excessiva e muitas vezes inconsequente nas redes sociais está levando muita gente a tropeçar na carreira e perder oportunidades no trabalho. Com essa necessidade de sentir-se popular, alguns profissionais estão manchando suas carreiras pelo simples fato de não saber a diferença crucial entre ser popular e ser admirado na vida profissional.

Qualquer pessoa pode ser popular, basta aparecer. Esse atributo é dado a qualquer um que realiza uma proeza, positiva ou negativa. A fama simplesmente destaca um fato, e não necessariamente está ligada a um sentimento de admiração ou estima.

A admiração e prestígio, por sua vez, só podem ser alcançados pelo reconhecimento de qualidades. Requerem talento, resultados claros e performance de excelência.

É claro que este artigo está direcionado para quem trabalha em empresa, prestadores de serviços e profissionais liberais. Aqueles que vivem no mundo corporativo e de negócios, lutam todos os dias por um cargo e salário melhores e desejam aprender e crescer na vida profissional.

Portanto, se você se enquadra nessa categoria, aí vão algumas dicas para não deslizar e decolar na carreira.

Uma carreira de sucesso não se constrói na velocidade 4G

Se você deseja ser admirado e ter prestígio, tenha consciência de que isso levará tempo. Sua carreira será construída durante um longo período. É importante que suas ações sejam congruentes durante essa caminhada, ou seja, suas atitudes devem ser compatíveis com a imagem que deseja transmitir.

Nem toda exposição é positiva

É importante que tenha em mente que ser viral nem sempre significa sucesso no mundo corporativo. Já atendi, nos processos de coaching, vários profissionais talentosos e com grande potencial que não entendiam por que suas carreiras não decolavam.

Ao investigar melhor, perceberam que estavam mostrando algo que confundia, arranhava e contradizia a imagem de profissional confiável que sua carreira exigia. Por isso não eram promovidos na empresa, não vendiam mais e até que seu negócio não prosperava na proporção que poderia.

Siga a regra de ouro: está na dúvida se deve ou não postar? Não poste

Antes de postar algo nas redes sociais, a pessoa tem de pensar se realmente quer que aquilo seja de conhecimento público. É algo que vai ajudar na construção da carreira?

Depois que vai para a internet, não tem volta. Muitas vezes um comentário desnecessário, ou uma foto que não devia estar ali, podem causar um estrago grande na vida pessoal ou de outras pessoas.

Prefira construir uma carreira admirável e a popularidade virá como consequência. É possível ser admirado e popular. Esse prestígio construído é tão poderoso que, mesmo com algum deslize na vida, sua carreira ficará intacta. A popularidade por si só é vazia e passageira, a admiração é duradoura.

Considerando tudo o que abordamos, como você tem cuidado de sua imagem profissional? Qual rastro você tem deixado em sua carreira?

Gostou do artigo? Útil para alguém? Então compartilhe!