Está infeliz no trabalho? Veja 5 sinais de que é hora de mudar de emprego
Será que devo mudar de emprego? Essa é uma pergunta que passa pela mente da maioria dos profissionais em um momento ou outro da carreira, principalmente quando não estão contentes com o trabalho.
Se a insatisfação com o trabalho chegar, a primeira atitude é tentar resolver a questão sem precisar tomar atitudes drásticas. Por exemplo, pode ajudar ter uma conversa com o chefe ou o RH, ou pedir para mudar de área.
Quando a situação é mais complicada, porém, apenas a troca de emprego vai resolver a questão, afirma Roberto Santos, da Ateliê RH, consultoria de desenvolvimento humano. Como é possível saber se esse momento chegou? Segundo Santos, com a clássica lista de prós e contras.
É o consultor quem indica alguns sinais de que está na hora de mudar de emprego. Clique nas fotos abaixo para conferir.
Mudanças são motivadas pela emoção, diz especialista
Segundo Roberto Santos, as pessoas tendem a preferir ficar no emprego mesmo quando estão infelizes, situação que se agrava durante crises econômicas no país.
"Qualquer profissional, não importa a idade, tem a segurança no trabalho como uma prioridade para sua qualidade de vida, de acordo com a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômicos)", afirma.
Ele diz que mudanças na carreira, em geral, são motivadas por fatores emocionais, como o medo da incerteza, e não racionais.
Ficar insatisfeito pode ser tiro no pé
Para ele, ficar em um trabalho mesmo quando está insatisfeito pode ser uma escolha errada, porque o próprio desempenho é afetado.
"Quando pesa tanto para o lado negativo, o profissional fica infeliz e desmotivado. É o tipo de coisa que só tende a piorar, não se resolve por si. É melhor sair antes que fique com a reputação negativa no mercado".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.