IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Coach dá 4 dicas para sua carreira

Do UOL, em São Paulo

25/06/2015 06h00

ATENÇÃO: ESTA REPORTAGEM FOI CORRIGIDA:  a cantora Fafá de Belém e a jogadora de vôlei Fabi não fizeram coach com Paulo Vieira

 

A pedido do UOL, o coach Paulo Vieira elaborou quatro passos que considera importante para um profissional ser bem-sucedido.

O coaching está sendo procurado por profissionais como forma de atingir objetivos. É uma espécie de consultoria, em que um profissional --o coach-- ajuda  a conquistar metas, podendo ser uma promoção, mudar de carreira ou mesmo desejos na vida pessoal.

Leia a seguir os quatro passos para o sucesso, segundo Vieira:

1 - Analise como está sua vida

carreira - reflexão - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Segundo Paulo Vieira, para produzir mais e de maneira mais fácil, primeiro é preciso identificar como está a vida, em todos os aspectos, como finanças, casamento, relação com os filhos, saúde e vida profissional.

Ter clareza sobre o momento atual vai gerar gratidão pelo que já conquistou ou a motivação para que, se a situação não for boa, busque sair dela.

2 - Saiba aonde quer chegar

carreira - chegar - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Se perguntarmos às pessoas o que querem, elas podem dizer: ser feliz. Mas o que é ser feliz? Elas falam que é ser bem-sucedido. Mas o que é ser bem sucedido? É crescer e se dar bem na empresa. Mas o que significa crescer e se dar bem na empresa?

As respostas a essas perguntas não podem ser vagas. Quando a pessoa sabe o que quer, encontra uma trajetória a ser seguida. "Ela acha uma linha reta, a menor distância entre duas situações, entre dois estágios de vida", afirma Vieira.

3 - Encontre o que o atrapalha

carreira - atrapalha - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Identifique os fatores que o impedem de chegar aonde deseja. Tanto os reais, ou materiais, quanto os emocionais e subjetivos.

Segundo o coach, conhecendo esses impedimentos (exteriores ou interiores), é possível deixar de ser refém deles. "Normalmente se descobre que não são pessoas, mas circunstâncias dentro de você, características internas, limitações emocionais, que o impedem de realizar grandes coisas".

4 - Identifique seus pontos fortes

carreira - forte - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Por último, identifique também quais são os seus pontos fortes. Tenha, então, clareza do seu estado atual, do seu estado desejado, dos seus impedimentos e dos seus pontos fortes, aqueles que o farão avançar na direção dos seus sonhos e objetivos de forma rápida e equilibrada.