É do Brasil: iate de luxo é feito com material de Fórmula 1 e foguete
Um iate produzido com o mesmo material utilizado na fabricação de foguetes e carros de Fórmula 1 ficará em exibição no Rio de Janeiro nos próximos dias. A embarcação chamada Azimut 74 é avaliada em R$ 23 milhões. O modelo é fabricado no Brasil, único parque fabril fora da Itália, país de origem da empresa.
Como é o modelo?
Fabricado no Brasil, o Azimut 74 tem cerca de 23 metros de comprimento e 250 metros quadrados de área. A embarcação é produzida em fibra de carbono 100% pura — mesmo material é usado na fabricação de foguetes e carros de Fórmula 1.
Material é responsável por melhora em desempenho. "Com o uso da fibra de carbono, conseguimos uma redução de 30% no peso das superestruturas e isso resultou em melhor desempenho, menor consumo e, por consequência, menor impacto ambiental", explicou Francesco Caputo, CEO da Azimut Yachts Brasil.
No interior do iate, a construtora promete em seu site "materiais nobres, tecidos finos e acabamentos sofisticados". Com piso amadeirado e carpete na área das suítes, o design foi desenvolvido pela Azimut com foco no conforto dos ocupantes da embarcação. Logo na entrada, a sala de estar tem um sofá em forma de "C", a cozinha é disposta em ilha e a mesa de jantar tem oito lugares e fica ao lado de uma janela ampla.
Ao todo, quatro cabines, que ficam no pavimento inferior da embarcação, acomodam até oito convidados. A principal delas possui isolamento acústico, banheiro privativo e até uma pequena sala de jantar. Os outros quartos também são amplos e dois deles têm banheiros privativos.
Exterior do iate também surpreende. Do lado de fora, o chamado flybridge (terceiro pavimento) tem cerca de 40 metros quadrados que começam na plataforma de popa e cobrem todo o comprimento do cockpit. A espécie de terraço conta com churrasqueira, cadeiras reclináveis, sofá e um pequeno guindaste para brinquedos aquáticos.
Já na proa, parte frontal do iate, há um lounge privativo com sofá e mesa de centro, além de bancos com encostos reguláveis para banhos de sol.
Quanto à parte elétrica, o iate conta com dois motores MAN V12 de 1400 HP cada. A velocidade máxima da embarcação chega a 32 nós, cerca de 60 km/h.
O modelo custa R$ 23 milhões, de acordo com a Forbes. O Azimut 74 ficará exposto na 25ª edição do Rio Boat Show, o maior evento náutico outdoor da América Latina, que acontecerá na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, entre os dias 28 de abril e 5 de maio.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.