IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Harvard e outras universidades dos EUA oferecem 450 cursos online gratuitos

Do Estudar Fora*

28/03/2021 04h00

Estudar em uma universidade da Ivy League, como é chamado o grupo de instituições de elite dos Estados Unidos, pode ser mais simples do que você imagina. O site Classcentral disponibiliza 450 online gratuitos de universidades como Harvard, Princeton, Yale e Columbia. Do total, 400 deles oferecem certificado.

O site centraliza, em uma única página, todos os cursos que essas instituições disponibilizam de maneira online e gratuita em diversas plataformas. Alguns deles são ministrados em sites comuns, como edX e Coursera. Outros usam sistemas mais específicos, como Kadenze e Canvas Network. Em todos os casos, é possível realizar os cursos pela internet e sem custo.

Veja aqui a lista completa de cursos. No menu do lado esquerdo, o usuário também pode filtrar por temas como "Negócios", "Humanidades", "Ciências Sociais" e "Saúde e Medicina", entre outros. Também é possível ordenar os cursos por ordem alfabética, avaliação dos usuários ou data de início. Todos os cursos são ministrados em inglês, mas alguns têm opção de legendas em português.

Como acessar os cursos

Como os cursos são oferecidos por plataformas diferentes, o acesso a cada uma delas é diferente também. De maneira geral, é necessário realizar um cadastro na plataforma (ou linkar sua conta do Google ou Facebook à plataforma) e depois se "matricular" no curso, o que envolve basicamente clicar num botão para começar a ter acesso ao conteúdo.

A maioria dos cursos é "self-paced", o que significa que eles podem ser realizados a qualquer momento, no ritmo que o estudante preferir. Alguns deles, no entanto, têm datas específicas de início. Nesse caso, o aluno precisa fazer sua "matrícula" antes dessa data para não perder nenhum conteúdo.

Ao clicar em qualquer um dos cursos, o usuário pode ver uma breve descrição do seu conteúdo e informações como sua duração. Essa "duração", no caso dos cursos self-paced, é estimada com um número de horas que o aluno deve dedicar, por semana, ao curso, e com o número de semanas que o curso deve durar caso o aluno cumpra essas horas.

Cada curso é voltado para estudantes com conhecimentos prévios diferentes. Em alguns casos, pode ser necessário já ter uma boa base em alguma área para poder aproveitar adequadamente o conteúdo do curso.

Veja abaixo algumas opções oferecidas.

"Ciência e Culinária: da Alta Cozinha à Ciência de Materiais Suaves"

O curso "Science & Cooking: From Haute Cuisine to Soft Matter Science" faz a ponte entre alguns princípios científicos e suas aplicações à gastronomia. Fala, por exemplo, sobre como determinadas moléculas influenciam o sabor dos alimentos e qual o papel do calor na culinária. A cada semana, o curso sugere uma receita para aplicar os conhecimentos adquiridos. É uma boa maneira de enriquecer seu repertório na cozinha com conhecimentos de Harvard.

"Poesia Americana Moderna e Contemporânea"

Um dos cursos com melhor avaliação dentre os disponíveis no catálogo da Classcentral, o curso de "Modern & Contemporary American Poetry", (conhecido como "ModPo" pelos alunos), da Universidade de Pennsylvania, não é só para os amantes da poesia. É também uma ótima maneira de ampliar seu vocabulário em inglês e seu entendimento textual nessa língua, por meio de obras de autores consagrados, desde Walt Whitman até os poetas beat, como Allen Ginsburg. O curso inclui provas e trabalhos.

"A Engenharia das Estruturas ao Nosso Redor"

Um curso de engenharia para não engenheiros, ministrado pela Universidade Dartmouth. "The Engineering of Structures Around Us" usa objetos que são familiares a todos, desde estruturas naturais e prédios até móveis e objetos, para explicar princípios básicos da engenharia, tais como: como cordas e cabos resistem a tensão, como colunas e arcos sustentam estruturas e como paredes fazem casas parar em pé. Ideal para quem já se arriscou sem sucesso em áreas como marcenaria.

"História Global do Capitalismo"

Para os amantes de história, "Global History of Capitalism", da Universidade Princeton, pode ser uma boa escolha. Ele explora a história do capitalismo com a pretensão de ficar acima de narrativas simplistas que exageram a prosperidade que ele proporciona ou distorcem seus lados mais obscuros. O curso aborda temas como a relação do capitalismo com a globalização, por que alguns países se desenvolvem e outros não e se há uma tensão inerente entre o capitalismo e temas como meio ambiente e democracia representativa.

* O texto "Universidades da Ivy League disponibilizam mais de 450 cursos gratuitos online" foi originalmente publicado no portal Na Prática, da Fundação Estudar.