IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Facebook implementa 'cotas' para aumentar a diversidade no setor tecnológico

Sarah Frier

18/06/2015 12h37

(Bloomberg) - Facebook Inc. está começando a implementar uma norma que exige considerar pelo menos um candidato de algum grupo minoritário para preencher as vagas abertas. A norma funciona como a 'Regra Rooney', adotada pela NFL para incrementar a diversidade do pessoal de treinamento dos times.

A regra passou a vigorar em alguns departamentos do Facebook nos últimos meses, de acordo com uma fonte do setor. Se ajudar a aumentar a presença de pessoas negras, latinas ou pertencentes a outras minorias, ela será implementada de modo abrangente na rede social. Genevieve Grdina, porta-voz do Facebook, confirmou a iniciativa, mas não quis se aprofundar no assunto.

O Facebook deve divulgar em breve estatísticas relativas à diversidade de sua força de trabalho e confirmar pelo segundo ano consecutivo que é necessário mais empenho na companhia para aumentar a presença de mulheres e minorias. Empresas de tecnologia, como Apple Inc. e Google Inc. também estão se esforçando para resolver a questão através de novos métodos de recrutamento, estratégias de retenção e financiamento de organizações sem fins lucrativos que ajudam a aumentar a carteira de candidatos.

Regra Rooney

No ano passado, o Facebook disse que 94% de seus funcionários técnicos eram brancos ou asiáticos. As mulheres detinham 15% dos cargos técnicos. O Facebook tem mais de 10.000 funcionários.

Na terça-feira, Tracy Chou, engenheira do Pinterest, disse na Bloomberg Technology Conference, em São Francisco, que, embora sejam polêmicas, as cotas ajudariam a garantir que uma diversidade de candidatos seja levada em consideração nas empresas de tecnologia.

A Regra Rooney, definida em 2003, recebeu este nome em homenagem a Dan Rooney, proprietário do time Pittsburgh Steelers. A norma aumentou a porcentagem de treinadores negros para 22% em três anos, na comparação com a proporção de apenas 6% antes que ela entrasse em vigor.