IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Walmart anuncia fechamento de 269 lojas e 16 mil demissões no mundo

15/01/2016 15h13

O gigante do comércio varejista Walmart anunciou nesta sexta-feira (15) o fechamento de 269 lojas em todo o mundo, o que provocará 16 mil demissões, 6.000 delas fora dos Estados Unidos.

Em comunicado divulgado hoje, a empresa anunciou que encerrará nos próximos meses as atividades em 154 lojas nos EUA e 115 na América Latina, incluindo as 60 que já deixaram de operar no Brasil. Nem todas são propriamente unidades do Walmart. Muitas fazem parte outras companhias que pertencem ao grupo, como as do supermercado Mercadorama, presentes em Curitiba e no interior do Paraná.

O Brasil foi uma das principais apostas do gigante do comércio varejista nos últimos anos, mas a recente crise econômica provocou uma queda de cerca de 5% das vendas do Walmart no país. A companhia garantiu que "realocou" a maior parte dos empregados das lojas brasileiras fechadas para outras unidades do grupo.

As outras 55 lojas que serão fechadas na região estão localizadas em vários países latino-americanos, segundo o Walmart.

Os demais fechamentos começarão no fim do mês e, no caso dos EUA, afetarão principalmente as lojas de formato reduzido, batizadas de Walmart Express, lançadas como parte de um programa piloto em 2011.

Sete das lojas que serão fechadas estão em Porto Rico, onde a empresa, a maior da ilha com 55 estabelecimentos e 15 mil empregados, mantém uma queda de braço com o governo local por sua política fiscal.

Em paralelo, o Walmartt também anunciou hoje a abertura de 405 novas lojas no mundo todo em seu próximo exercício fiscal, com foco nas lojas de departamento e nas regiões suburbanas.

"Fechar lojas nunca é uma decisão fácil, mas é necessária para manter a companhia forte e posicionada para o futuro", indicou o presidente e executivo-chefe do Walmart, Doug McMillon.

O total de lojas que o Walmart fechará representa uma pequena fração dos 11 mil estabelecimentos da empresa em todo mundo e correspondiam a apenas 1% de seu faturamento em nível global.