IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

VW decide tirar do ar comercial polêmico com gato preto

Montagem publicada na internet critica propaganda da Volkswagen com gato preto - Reprodução
Montagem publicada na internet critica propaganda da Volkswagen com gato preto Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

05/02/2013 16h36Atualizada em 05/02/2013 16h37

A Volkswagen decidiu tirar do ar, a partir desta quarta-feira (6), um comercial que mostrava um gato preto, associando-o ao azar. A campanha publicitária "Superstição", produzida pela agência Almap BBDO, gerou polêmica nas redes sociais.

O comercial mostrava uma pessoa estacionando um veículo e sugeria que objetos de "sorte" e dispositivos de segurança teriam ajudado o motorista a estacionar em um local difícil. No final, um gato preto sobe no capô do carro, encara o motorista, e é expulso com um jato d'água do para-brisa. Ao final, o narrador diz: "Não dá pra contar só com a sorte”. O vídeo não estava disponível na internet.

Segundo as críticas, o comercial incentivaria os maus-tratos contra o gato preto. "Fazemos de tudo para que essa crendice idiota seja eliminada de nosso país e uma empresa desse porte tem a capacidade de divulgar uma barbaridade dessa em rede nacional", afirmou uma pessoa na internet. "Isso é preconceito e ignorância", escreveu outro internauta.

Em comunicado, a montadora afirmou que "Em nenhum momento, no comercial, a Volkswagen quis estimular/sugerir qualquer tipo de desrespeito aos animais".

A empresa citou, ainda, campanhas anteriores inspiradas em outros animais. "Os animais sempre serviram de inspiração para as nossas campanhas, por sua inteligência e exuberância, e geraram filmes marcantes como o do Cachorro-Peixe e da Ovelha-Nuvem (ambos para a SpaceFox), dos Tigres (CrossFox) do elefante Korama (Amarok), do ‘cachorro Pug falante’ (Jetta) e dos cães Labradores (Gol)."