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Carro de R$ 30 mil custa R$ 2,7 mil de imposto no primeiro ano para o dono

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

20/12/2013 06h00

Quem compra um carro popular de cerca de R$ 30 mil gasta, em um ano, quase R$ 2.700 de impostos adicionais, sem contar os que já estão embutidos no preço do próprio veículo, como IPI e ICMS.

Só esses impostos adicionais representam 9% a mais em relação ao valor do carro.

O gasto inclui impostos como o IPVA, o IOF (que incide sobre o financiamento e o seguro) e a Cide (cobrada sobre o combustível). 

Os cálculos foram feitos pelo professor de finanças do Insper Ricardo Humberto Rocha.

Ele considerou o exemplo de um veículo Volkswagen Gol 1.0, total flex, duas portas, zero quilômetro, vendido a R$ 29.783 em São Paulo.

Considerou, ainda, que o consumidor fez a compra dando R$ 8.934,90 de entrada (30%) e financiando R$ 20.848,10 em 12 meses.

Mais de R$ 1.000 só de IPVA

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é pago sobre o valor total do veículo e sua alíquota é de 4%. 

Assim, só de IPVA o consumidor vai gastar R$ 1.191,31 nesse exemplo.

Ao financiar 70% do valor do carro, o consumidor terá, ainda, de arcar com o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que é de 1,88% sobre o valor financiado. O gasto, nesse caso, será de R$ 391,94.

CONFIRA OS GASTOS COM IMPOSTOS NA COMPRA DE UM CARRO DE R$ 29.783

TIPOALÍQUOTAVALOR
IPVA4%R$ 1.191,31
IOF SOBRE FINANCIAMENTO*1,88%R$ 391,94
IOF SOBRE SEGURO**7,38%R$ 206,64
CIDE E ICMS SOBRE GASOLINA***50%R$ 859,89
TOTAL GASTO NO 1º ANO R$ 2.649,78
  • * Considerando-se um financiamento de 70% do preço do carro (R$ 20.848,10)
  • ** Considerando-se um seguro de R$ 2.800
  • *** Considerando-se o gasto de 611,11 litros em 1 ano, sendo R$ 2,808 por litro

Imposto sobre seguro também pesa no bolso

Contratar um seguro para o carro também vai pesar no bolso do consumidor e gerar bastante arrecadação para o governo.

O professor Ricardo Humberto Rocha considerou, no exemplo, a contratação de um seguro de R$ 2.800. Sobre ele incide o IOF de 7,38% (R$ 206,64).

O simples ato de abastecer o carro também resulta no pagamento de uma grande valor em impostos. O professor estimou que o carro percorre, em um ano, 6.600 quilômetros, e que cada litro de gasolina seja suficiente para ele rodar 10,8 quilômetros.

Ao fim de um ano, teriam sido consumidos 611,11 litros de combustível. Considerando-se que o litro da gasolina está custando, em média, R$ 2,808 em São Paulo (segundo a última pesquisa da Agência Nacional do Petróleo), o gasto total com combustível seria de R$ 1.716.

Do valor pago pela gasolina, cerca de 50%, ou R$ 859,89 nesse caso, são relativos a impostos, como Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Ao fim de um ano, o consumidor terá gasto, só com impostos, R$ 2.649,78, ou 9% do valor total do carro.

Preço do carro tem IPI embutido

Além desse gasto extra, o consumidor paga um imposto embutido no preço total do carro, o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Ou seja: no valor total de R$ 29.783 pago pelo veículo, R$ 595,66 foram de IPI. Se isso fosse considerado, os impostos pagos seriam de R$ 3.245,44.

Esse valor de IPI considera a alíquota atual, de 2%, que está menor por causa das medidas de estímulo que o governo adotou para o setor. A alíquota original para o carro citado no exemplo é de 7% e deve voltar a ser cobrada gradualmente pelo governo em 2014. Nesse caso, o valor do IPI seria R$ 2.084.

O professor também não considerou o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Veículos) e outros impostos incidentes em várias etapas da cadeia produtiva do carro (como impostos trabalhistas).

"O brasileiro muitas vezes não sabe quanto paga de impostos. Mesmo quem compra o carro à vista, apesar de não pagar o IOF no financiamento, por exemplo, precisa pagar IOF sobre o valor total. Tudo isso deveria estar mais claro para o consumidor", diz Ricardo Humberto Rocha.

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