IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Informe-se sobre a loja antes de sair comprando na Black Friday

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

28/11/2014 00h01

Os descontos prometidos pelas lojas para esta sexta-feira (28), por conta da Black Friday, devem atrair muitos consumidores. Antes de se deixar seduzir pelas promoções, porém, é preciso tomar alguns cuidados.

Verificar se o desconto realmente vale a pena, procurar informações sobre a loja e evitar parcelamentos são algumas das precauções necessárias, orientam especialistas em direitos do consumidor e em finanças pessoais e empresas envolvidas na organização do evento.

O histórico dos preços dos produtos mais procurados durante a Black Friday pode ser conferido no Shopping UOL (www.shopping.uol.com.br/blackfriday), ferramenta de comparação de preços do UOL.

O internauta pode consultar os valores cobrados em vários momentos nos últimos 30 dias e verificar se os preços realmente caíram.

Confira listas de órgãos de defesa do consumidor

É recomendável, ainda, verificar se a loja tem muitas queixas registradas em órgãos de defesa do consumidor. No site do Procon-SP, é possível consultar o ranking de empresas que mais tiveram reclamações em 2013 (http://zip.net/bbpRn8).

O órgão também mantém atualizada uma lista com mais de 400 lojas virtuais que devem ser evitadas porque apresentaram problemas (http://zip.net/bgnDcw).

O Ministério da Justiça reúne, no Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas (http://zip.net/bvqjnc), registros de reclamações feitas em Procons de vários Estados.

Outra fonte de informação é o site Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br), que recebe queixas de consumidores e as envia para as empresas. No site, é possível saber se a empresa respondeu e resolveu o problema do cliente.

Consulte o CNPJ das empresas

Outra forma de se precaver é optar por empresas que possuem um selo concedido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) e o portal Busca Descontos (que reúne uma parte das lojas participantes da Black Friday).

O selo foi dado a empresas que se comprometeram a oferecer boas promoções ao consumidor. A lista completa de lojas que receberam a certificação estará disponível na internet (http://zip.net/bcqhV6).

A Serasa Experian também criou um serviço especial para o consumidor durante a Black Friday. Até domingo (30), é possível consultar, pela internet, o CNPJ de uma empresa antes de fechar negócio, assim como se há ocorrência de protestos, ações judiciais e falências.

A consulta pode ser feita gratuitamente pela internet (http://zip.net/bjqhKk). Depois de domingo, a consulta voltará a ser cobrada.

Imprimir ou salvar documentos que demonstrem a oferta (anúncios, e-mails etc.) e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato etc.) também é importante. Eles poderão servir de prova em caso de problema futuro, como a cobrança de um valor diferente no cartão.