Informe-se sobre a loja antes de sair comprando na Black Friday
Os descontos prometidos pelas lojas para esta sexta-feira (28), por conta da Black Friday, devem atrair muitos consumidores. Antes de se deixar seduzir pelas promoções, porém, é preciso tomar alguns cuidados.
Verificar se o desconto realmente vale a pena, procurar informações sobre a loja e evitar parcelamentos são algumas das precauções necessárias, orientam especialistas em direitos do consumidor e em finanças pessoais e empresas envolvidas na organização do evento.
O histórico dos preços dos produtos mais procurados durante a Black Friday pode ser conferido no Shopping UOL (www.shopping.uol.com.br/blackfriday), ferramenta de comparação de preços do UOL.
O internauta pode consultar os valores cobrados em vários momentos nos últimos 30 dias e verificar se os preços realmente caíram.
Confira listas de órgãos de defesa do consumidor
É recomendável, ainda, verificar se a loja tem muitas queixas registradas em órgãos de defesa do consumidor. No site do Procon-SP, é possível consultar o ranking de empresas que mais tiveram reclamações em 2013 (http://zip.net/bbpRn8).
O órgão também mantém atualizada uma lista com mais de 400 lojas virtuais que devem ser evitadas porque apresentaram problemas (http://zip.net/bgnDcw).
O Ministério da Justiça reúne, no Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas (http://zip.net/bvqjnc), registros de reclamações feitas em Procons de vários Estados.
Outra fonte de informação é o site Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br), que recebe queixas de consumidores e as envia para as empresas. No site, é possível saber se a empresa respondeu e resolveu o problema do cliente.
Consulte o CNPJ das empresas
Outra forma de se precaver é optar por empresas que possuem um selo concedido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) e o portal Busca Descontos (que reúne uma parte das lojas participantes da Black Friday).
O selo foi dado a empresas que se comprometeram a oferecer boas promoções ao consumidor. A lista completa de lojas que receberam a certificação estará disponível na internet (http://zip.net/bcqhV6).
A Serasa Experian também criou um serviço especial para o consumidor durante a Black Friday. Até domingo (30), é possível consultar, pela internet, o CNPJ de uma empresa antes de fechar negócio, assim como se há ocorrência de protestos, ações judiciais e falências.
A consulta pode ser feita gratuitamente pela internet (http://zip.net/bjqhKk). Depois de domingo, a consulta voltará a ser cobrada.
Imprimir ou salvar documentos que demonstrem a oferta (anúncios, e-mails etc.) e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato etc.) também é importante. Eles poderão servir de prova em caso de problema futuro, como a cobrança de um valor diferente no cartão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.