IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Escândalo da Mitsubishi aumenta e autoridades dos EUA buscam informações

Toru Hanai/Reuters
Imagem: Toru Hanai/Reuters

Naomi Tajitsu e Chang-Ran Kim

22/04/2016 12h35

TÓQUIO (Reuters) - O escândalo de economia de combustível da Mitsubishi se ampliou nesta sexta-feira, com as autoridades de segurança automobilística dos Estados Unidos dizendo que buscam informações sobre o caso e após reportagem mostrar que a montadora divulgou dados enganosos de pelo menos um modelo a mais do que revelado.

A sexta maior montadora japonesa admitiu nesta semana ter exagerado sobre a eficiência do consumo de combustível de 625 mil carros, retirando cerca de 40% de seu valor de mercado, ou US$ 3,2 bilhões em três dias.

As revelações também levaram as autoridades japonesas a realizarem buscas em uma de suas instalações de pesquisa e desenvolvimento, enquanto a agência de classificação de risco Standard & Poor's alertou que seu rating pode ser rebaixado ainda mais para o grau especulativo.

Somando-se aos temores de que o escândalo vá levar a inflados custos de compensação e multas, altas autoridades japonesas disseram que a Mitsubishi pode ter que reembolsar consumidores e o governo se as investigações descobrirem que os veículos não eram tão eficientes quanto anunciado.

O ministro dos Transportes, Keiichi Ishii, disse em uma coletiva de imprensa que quer que a companhia avalie a possibilidade de comprar de volta os carros em questão, enquanto outro ministro afirmou, segundo a mídia, que o governo pode pedir que ela pague por qualquer subsídio para carros elétricos garantidos aos consumidores.

A mídia japonesa noticiou que a Mitsubishi divulgou dados enganosos de quilometragem de seu carro elétrico i-MiEV, que também é vendido no exterior. Modelos envolvidos no caso, segundo o divulgado anteriormente, são comercializados especificamente no Japão e a companhia admitiu ter manipulado suas leituras de economia de combustível.

A Mitsubishi disse que podem haver outros modelos, além dos já revelados, que violam as regulações japonesas. Um porta-voz disse nesta sexta-feira que a empresa ainda está analisando estes modelos.

Uma autoridade da Administração Nacional de Rodovias e Segurança de Tráfego dos EUA afirmou à agência de notícias Reuters que o regulador pediu à Mitsubishi informações sobre veículos vendidos no país.

Mas ele se recusou a comentar sobre quais modelos pediu as informações ou se também pediu dados de outras montadoras.