IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

Governo vai manter o Bolsa Família enquanto for necessário, diz Dilma

16/07/2013 14h50

A presidente Dilma Rousseff afirmou em Ponta Grossa (PR), nesta terça-feira, 16, que o governo federal manterá, enquanto for necessário, a execução do programa Bolsa Família, uma das principais vitrines do governo PT. Dilma se disse "presidenta de todos os brasileiros, mas com olhos voltados de forma intensa para aqueles que mais precisam".

A declaração da presidente foi feita durante cerimônia de entrega de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. De acordo com ela, proporcionalmente, a cidade paranaense é "campeã na área de contratação", referindo-se à relação entre o número de habitantes e unidades contratadas. Dilma assegurou a continuidade do programa habitacional e destacou a ampliação do Minha Casa, Minha Vida, com a criação do Minha Casa Melhor.

A presidente fez questão de reafirmar seu compromisso com os brasileiros mais pobres e as mulheres, combatendo a miséria e a discriminação. Dilma também reforçou a continuidade do programa habitacional e do Bolsa Família ? no dia 18 de maio, boatos sobre a suspensão do benefício resultou em 90 mil saques que totalizaram R$ 152 milhões; na sexta, 12 de julho, a Polícia Federal (PF) concluiu que o boato sobre o fim do Bolsa Família se disseminou de forma espontânea entre os beneficiários e, portanto, não foi configurado crime ou contravenção penal, como havia sido cogitado.

Nação desenvolvida

Dilma afirmou que historicamente o país perdeu oportunidades de se desenvolver, mas disse ter certeza de que seu governo não perderá essa oportunidade. "Nós todos só temos de ter uma certeza. O Brasil é um país que tem tudo, mas tudo mesmo, para ser uma nação desenvolvida", disse a presidente.

A presidente defendeu os cinco pactos propostos por ela a prefeitos de todas as capitais brasileiras e governadores de Estado, em resposta à onda de protestos que levou milhares de cidadãos às ruas do país, e voltou a cobrar a destinação de royalties do petróleo para investimentos em educação.

Dilma enfatizou que o governo federal "se dispõe a colocar a parte dele para a educação", com investimento em qualificação profissional, por exemplo.

Clamor das ruas

A mandatária também assegurou que o governo mantém diálogo com os movimentos sociais e citou a participação de grupos na elaboração do programa Minha Casa, Minha Vida. "Vivemos em um país especial, em que temos diálogo com movimentos sociais", disse Dilma.

Dilma tem feito um esforço para se reunir com representantes de diversos movimentos sociais em resposta à onda de protestos que tomaram as ruas de diversas cidades brasileiras por melhorias de serviços públicos e mais representatividade política da população.