IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Embrapa lança alho adaptado ao clima brasileiro para venda em cartelas

Peso médio do BRS Hozan foi de 31,4 gramas - Divulgação/Embrapa
Peso médio do BRS Hozan foi de 31,4 gramas Imagem: Divulgação/Embrapa

Do UOL, em São Paulo

04/11/2013 17h21

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) lançou no dia 16 de outubro um alho clonado mais produtivo que o normal. Chamado de BRS Hozan, a variedade é clone de um alho selecionado e também passou por um processo de limpeza que retirou vírus que afetam o crescimento do vegetal.

De acordo com a empresa, o alho pode ser considerado "semi-nobre", desenvolvendo cabeças de alta qualidade e tem a vantagem de não precisar ser armazenado em temperaturas de 3° C a 5° C para terminar de se desenvolver, ao contrário dos alhos comuns, que são adaptados a climas mais frios que o brasileiro e precisam da simulação de um clima frio.

O produto é voltado para pequenos agricultores, e tem a vantagem de desenvolver dentes homogêneos. São cerca de 15 dentes por cabeça de alho, com tamanhos grandes, o que valoriza o produto.

Em testes feitos em Cristópolis, na Bahia, o alho teve 80,7% de bulbos de alta qualidade e apenas 2,2% de bulbos que não atingiram padrão comercial. O peso médio foi de 31,4 gramas. Com esse nível de qualidade, o alho pode ser vendido por preços mais altos em cartelas, como os alhos chamados de nobres.

Resistente a doenças comuns em alhos, como a mancha-púrpura e a a ferrugem do alho, a produtividade do BRS Hozan pode passar de 13 toneladas por hectare, além de ter também aroma e sabor fortes.