Ministro "falastrão"

Relembre declarações polêmicas de Paulo Guedes

Por Carla Araújo e Filipe Andretta

Todo mundo indo pra Disneylândia, empregada doméstica indo pra Disneylândia, uma festa danada.

Paulo Guedes, em 12/02/20
Getty Images

Caco Antibes

A afirmação foi feita em evento privado, ao referir-se à época do dólar a R$ 1,80. Ministro foi acusado de ser elitista e chegou a ser comparado a Caco Antibes, personagem de Miguel Falabella que tem "horror a pobre".

O funcionalismo teve aumento de 50% acima da inflação, além de ter estabilidade na carreira e aposentadoria generosa. O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita

Paulo Guedes, em 07/02/20
iStock

Bronca da mãe

Afirmação foi feita em evento no Rio. Servidores denunciaram ministro à Comissão de Ética da Presidência da República. Guedes pediu desculpas e disse que levou bronca até da mãe.

Quando o outro lado ganha, com dez meses você já chama todo mundo para quebrar a rua? Que responsabilidade é essa? Não se assustem, então, se alguém pedir o AI-5.

Paulo Guedes, em 25/11/19
Folhapress

Pegou mal

Houve repúdio de políticos, como Rodrigo Maia (presidente da Câmara), e de membros do STF. Um mês antes, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, havia sugerido um novo AI-5 contra radicalização da esquerda

O [Emmanuel] Macron falou que estão colocando fogo na Amazônia. O presidente [Bolsonaro] devolveu, falou que a mulher do Macron é feia. O presidente falou a verdade, ela é feia mesmo. Mas não existe mulher feia, existe mulher observada do ângulo errado.

Paulo Guedes, em 05/09/19
Dominique JACOVIDES/POOL/AFP

"Brincadeira"

Ministro comprou a briga entre Jair Bolsonaro e Emmanuel Macron. Depois do comentário misógino contra a mulher do presidente francês, desculpou-se: "Fiz uma brincadeira de profundo mau gosto, que só posso lamentar"

O presidente [Bolsonaro] tem os votos populares e o Congresso, a capacidade de aprovar ou não. Prensa neles. Se perguntar para o futuro ministro, ele está dizendo 'prensa neles'.

Guedes, em 06/11/18
thejack/Getty Images/iStockphoto

Pegou mal

Dita antes mesmo de assumir como ministro, fala foi mal recebida por parlamentares. O então presidente do Congresso, Eunício Oliveira, reagiu: "Até o último dia em que eu for presidente, ninguém vai interferir nesse Poder".
Publicado em 13 de fevereiro de 2020.