Bolsas

Câmbio

Descubra como ter mente de campeão também na carreira

Roberto Shinyashiki

Roberto Shinyashiki

  • Getty Images

Nos Jogos Olímpicos do Rio, nos deparamos com muitos atletas radiantes pelas conquistas de medalhas de ouro, de bronze ou de prata, nos emocionamos com momentos de entrega e de superação, e também nos comovemos com as derrotas.

Costumo destacar que o espírito olímpico também revela outras grandezas e comportamentos que podem ser seguidos pelas pessoas que estão fora das grandes disputas esportivas e que almejam chegar ao topo na vida profissional ou pessoal.

A grande diferença no comportamento das pessoas que têm cabeça de campeão e aquelas que estão no segundo lugar é que o vencedor planeja, realiza, comemora, acredita em si mais do que todo mundo e age como um campeão.

Já os perdedores sempre têm uma explicação para o mau desempenho, uma desculpa para a derrota, antes mesmo de irem à disputa final em qualquer área da vida, seja pessoal ou profissional. Eles já entram derrotados e acabam derrotados. Tenho certeza de que muita gente já se deparou com explicações como essas.

Seja qual for a área em que você está disputando conquistas --pessoal ou profissional-- quero destacar algumas dicas para aumentar as suas chances de realizações:

  • A palavra "agora" precisa estar em evidência o tempo todo. Um campeão não deixa para amanhã, pois sabe que o seu concorrente pode fazer hoje.
  • Os campeões sempre estão abertos a constantes transformações. Eles são mutantes e têm plena consciência de que, para vencer, é preciso virar o jogo quando as coisas não acontecem como planejado.
  • Outro ponto importante é que o campeão, para atingir alta performance, não se permite estar despreparado para os desafios. Está sempre pronto e disposto.
  • Independentemente da situação que vem pela frente, um campeão sempre mantém o foco e a concentração.
  • Campeões aceitam correr riscos e tiram da cabeça a palavra não.
  • Os vencedores acreditam na capacidade que têm de criar e se permitem arriscar.
  • Sempre devemos ter em mente que é preciso sempre fazer o melhor, aconteça o que acontecer.

Roberto Shinyashiki

Roberto Shinyashiki é palestrante e autor best-seller com mais de 7,5 milhões de livros vendidos em todo o mundo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos