Vai prestar concurso? 5 dicas para derrubar mitos e ganhar tempo de estudo
Frequentemente sou abordado por concurseiros que, sobrecarregados, não conseguem dar conta da leitura e exercícios inerentes à sua preparação. Por esse motivo, acho importante falar um pouco sobre a administração do tempo para concursos.
A administração do tempo, de forma geral, é tema de inúmeras publicações e disciplina obrigatória em diversos cursos para concursos.
Na sua preparação, ela não apenas é importante como é indispensável e prioritária, afinal, é somente quanto tomamos as rédeas de nosso tempo que conseguimos colocar a vida em ordem e nos dedicar de maneira otimizada às atividades que desempenhamos e aos nossos sonhos. No seu caso, a estabilidade do cargo público.
E, vale anotar, há momento para lazer, diversão e família, sem culpa.
Durante a preparação para as provas, não raro experimentamos a pressão dos prazos e aquela sensação de absoluta falta de tempo para estudar e dar conta de todas as outras atividades que realizamos.
Essa sensação é benéfica, uma vez que funciona como termômetro do nível de comprometimento com o que desejamos, mas, quando começa a prejudicar os estudos, é hora de pisar no freio e descobrir uma maneira melhor de administrar as pressões e suas atividades para, com isso, voltar aos trilhos do preparo.
O bom preparo, repito, é feito com muita dedicação, mas também com equilíbrio.
Mito: administrar tempo torna a vida chata
Para começar, vou tentar desfazer alguns mitos sobre a administração do tempo. Um dos principais mitos é o de que ela fará com que sua vida se torne chata e burocrática.
Diferentemente do que a maioria das pessoas pensa quando ouve os termos “administrar” e “otimizar” associados ao tempo, ao se passar a gerenciar eficientemente o cotidiano, aumenta-se o período destinado ao trabalho, estudo, lazer, família, compras e festas, enfim, passamos a otimizá-lo para todas as atividades que nos dão prazer.
Planejá-las, portanto, não vai tirar a espontaneidade e o prazer da vida, ao contrário, dará mais tempo a elas.
Mito: há apenas uma maneira de administrar o tempo
Outro mito frequente é o de que existe apenas uma maneira correta de gerenciar o tempo. Cada pessoa administra suas atividades de acordo com sua necessidade e não existe apenas uma maneira correta de fazê-lo. Como costumo dizer, não há uma solução mágica para resolver os problemas de falta de tempo, mas, no geral, é necessário mudar radicalmente a rotina.
Dica 1: Entenda sua rotina
Para começar essa revolução você vai precisar, em primeiro lugar, compreender como funciona o seu dia.
Para isso, é necessário determinar quais são as atividades que você realiza ao longo do dia; qual a sua duração; quais as que podem ser delegadas, ou seja, as que outras pessoas podem realizar por você, e quais atividades podem ser adiadas para depois de sua aprovação.
Dica 2: Não elimine momentos de lazer
Quando as pessoas pensam em atividades que podem ser adiadas, não raro pensam em suprimir algumas horas de sono, se distanciar de amigos e família ou cortar os momentos de atividade física.
Se você pensou em adiar ou eliminar alguma dessas atividades, cuidado! Nós podemos reduzi-las, mas não eliminá-las. Estas atividades são essenciais para você estar saudável.
O sono é vital para sua preparação, porque é o período no qual o cérebro converte as informações apreendidas ao longo do dia em memória de longo prazo. Ao dormir e fixar a matéria, você evita, por exemplo, aquela sensação de estudar e não reter conteúdo.
O tempo com a família ou de lazer, quando não são tratados como fugas mentais, atuam como momentos de relaxamento e de recuperação das energias para retomar os estudos.
Em relação à atividade física, sempre repito, quase como um mantra: “mente sã, corpo são”, se você não está saudável, se o seu corpo não está preparado para a maratona dos concursos você vai acabar desistindo antes de cruzar a linha de chegada, portanto, mantenha suas atividades físicas regulares.
Dica 3: Responda seis perguntas
Tendo estabelecido quais são as atividades é o momento de compreender como elas são realizadas e como pode melhorar a maneira de desenvolvê-las, para isso, proponho as seguintes perguntas:
- A que horas realizo as tarefas do meu dia?
- Que período do dia é mais produtivo para cada atividade?
- Programei o tempo que as atividades exigiam e o segui mais ou menos?
- Se ultrapassei em alguma atividade, ajustei meu quadro horário para a próxima vez?
- Que atividades demandam mais tempo?
- Que atividades demandam menos tempo?
Respondidas essas perguntas, você tem em mãos um esboço inicial do seu quadro de atividades e horários, e é, justamente, em cima dele que você irá trabalhar para definir quais são suas atividades prioritárias, quanto tempo deve dedicar a elas e às outras tarefas do dia a dia e de que maneira você pode aproveitar melhor o tempo entre as atividades.
Dica 4: Aproveite o tempo entre atividades
Existem algumas maneiras de aproveitar o período entre suas atividades uma delas é: se você passa longos períodos em trânsito -no ônibus, por exemplo- leve sempre um livro ou áudio-livro que sirva de apoio ao seu estudo e/ou grave a matéria em MP3 para ouvir no percurso.
Dica 5: Liste objetos necessários antes da atividade
Para não perder tempo de estudo –ou de qualquer outra atividade –, faça o inventário das coisas que precisará para aquela tarefa, antes de começar realizá-la. É vital que você esteja preparado de antemão para as necessidades que irão surgir.
No caso do estudo, tenha em mãos os livros das matérias que serão analisadas, lápis, borracha, caneta e água. Eles devem estar sempre ao seu alcance, porque, além de evitar interrupções, são esses detalhes que tornarão seu estudo mais ágil e otimizado.
Se você costuma sentir fome durante o estudo mantenha por perto uma fruta, biscoito de baixa caloria ou barrinha de cereal, mas use-os com parcimônia, evite comer a todo momento, como um vício. Prefira comer somente em seus intervalos, que podem ser de 10 minutos a cada hora de estudo.
Comece desde já a exercitar o gerenciamento do seu tempo. Exercite realizar as atividades dentro dos prazos determinados e de forma ordenada. Observe quão mais eficiente se tornará sua preparação após rever suas prioridades e modificar a maneira como você lida com o seu cotidiano.
Por fim, tenha sempre em mente: a preparação para concursos envolve dedicação, autodisciplina, compromisso e organização.
Aos poucos você chega lá, tenho certeza.
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