Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Presidente do PSDB diz que atitude de Leite "é corajosa" e afirma respeito
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, afirmou à coluna que viu como uma "atitude corajosa" a do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), de assumir ao Programa do Bial, da TV Globo, que é gay.
"Neste Brasil com pouca integridade, neste momento, a gente precisa debater o que se é. Para que se fique claro e não se tenha nada a esconder. Eu sou gay, eu sou gay. E sou um governador gay, não sou um gay governador", disse Leite à TV Globo.
"Atitude corajosa e passa a focar na pauta que interessa aos brasileiros: cuidar da qualidade de vida das pessoas", disse Bruno Araújo. "Aumentou meu respeito por ele."
O presidente Jair Bolsonaro, que está em plena pela campanha pela reeleição, vinha fazendo insinuações de cunho homofóbico sobre Leite.
O governador gaúcho é um dos virtuais adversários de Bolsonaro em 2022, já que tem trabalhado para ganhar espaço como um possível candidato da chamada "terceira via".
Para se tornar o candidato à Presidência pelo PSDB, Leite precisa antes disputar o posto com o atual governador de São Paulo, João Doria.
O calendário do partido prevê inscrições até 20 de setembro para as prévias. A votação está prevista para 21 de novembro.
Questionado sobre o impacto da atitude de Leite no resultado das previas, Bruno Araújo afirmou "só o tempo dirá".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.