Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Bolsonaro escolhe Bruno Bianco, ex-secretário de Guedes, como novo AGU
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Em um dos momentos de maior tensão entre o Palácio do Planalto e o poder Judiciário, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) escolheu o seu novo ministro da AGU (Advocacia-Geral da União).
O escolhido para o cargo é o ex-secretário Especial da Previdência e Trabalho, Bruno Bianco. A informação havia sido antecipada pela coluna por três fontes do governo e foi oficializada nesta tarde pelo presidente em suas redes sociais.
A escolha de Bianco, que não esconde publicamente sua admiração ao presidente, acontece no momento em que aumentam as frentes de investigação contra Bolsonaro no STF e na Justiça Eleitoral.
Nesta semana, o presidente foi incluído no inquérito das fake news, que tramita no STF, além de ser investigado por suposta prevaricação no caso das tratativas para compra da Covaxin e por supostamente ter tentado interferir na autonomia da PF para blindar aliados de investigação.
O novo ministro será o responsável por traçar a linha de defesa e a estratégia jurídica do Planalto, além de interlocução com os tribunais superiores.
Bianco também usou as redes sociais para agradecer a Bolsonaro pela indicação. "Agradeço ao pr.@jairbolsonaro pela confiança. Juntos aprovamos a Nova Previdência, fizemos O BEm, preservamos empregos e renda. E agora uma nova missão, muito me honra assumir a
@AdvocaciaGeral!", escreveu.
Bianco vai substituir o ministro André Mendonça, que foi indicado pelo presidente para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal) e ainda será sabatinado pelo Senado.
Nova derrota de Guedes?
Bruno Bianco tinha sido nomeado no último dia 28 como secretário-executivo do novo Ministério do Trabalho, recriado recentemente pelo presidente e sob o comando do ministro Onyx Lorenzoni.
Ao perder a pasta transformada em ministério, o ministro Paulo Guedes, tinha acordado com o presidente que Bianco seria o número dois de Onyx.
A ideia, segundo interlocutores da Economia, era de que houvesse uma continuidade nos trabalhados elaborados por Guedes. Além disso, há a possibilidade de a pasta retornar à Economia, caso Onxy seja candidato no ano que vem, o que o obrigaria a deixar o cargo em abril.
Apesar disso, auxiliares minimizam uma nova derrota de Guedes e dizem que o ministro foi informado e concordou com a escolha de Bianco para a AGU.
Bianco é procurador federal, ou seja, profissional da AGU, e ao assumir a pasta chega no topo da carreira.
O ex-secretário ganhou a confiança do presidente nos últimos anos e despachava diretamente com Bolsonaro com frequência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.