IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

CNI: Empresários estão preocupados com apagão e alta no preço da energia

Linha de transmissão responsável por levar eletricidade até a casa das pessoas; energia elétrica, luz, força elétrica - Getty Images/iStockphoto
Linha de transmissão responsável por levar eletricidade até a casa das pessoas; energia elétrica, luz, força elétrica Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em Brasília

10/08/2021 00h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com o país atravessando uma grave crise hídrica, empresários estão preocupados com a possibilidade de apagão e consequentemente com os custos maiores na conta de luz. É o que aponta um levantamento feito empresários pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) com 572 empresários brasileiros.

De acordo com a pesquisa, 83% dos empresários apontaram que o maior medo é o aumento no custo da energia; 63% se dizem preocupados com o risco de racionamento e 61% afirmam estar receosos com a possibilidade de instabilidade ou de interrupções no fornecimento de energia.

A pesquisa mostra ainda que a esmagadora maioria dos empresários - 98% - acredita que haverá aumento dos preços da conta de luz. E 62% consideram que é provável ou certo que haverá racionamento ou restrições de fornecimento de energia ainda em 2021.

Entre os empresários que consideram que as tarifas de energia serão reajustadas, 14% acreditam que aumentará pouco, 37% moderadamente e 47% muito.

Reação da indústria

O levantamento da CNI mostrou também que 34% dos empresários disseram que pretendem intensificar os investimentos em ações de eficiência energética por conta da crise hídrica e outros 26% pretendem investir em autogeração ou geração distribuída de energia.

De acordo com a pesquisa, 22% afirmam que pretendem mudar o horário de funcionamento de suas empresas para reduzir o consumo de energia em horário de pico em resposta à crise hídrica. No entanto, quase dois terços das empresas consideram que implementar essa alteração de horário é difícil ou muito difícil.