IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Auditores da Receita fazem assembleia para decidir sobre possível greve

Totem da Receita Federal - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Totem da Receita Federal Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Do UOL, em Brasília

23/12/2021 09h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Sindifisco (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil) realizará, ao longo desta quinta-feira (23), uma série de assembleias com os trabalhadores da Receita para deliberar a respeito de uma possível greve da categoria.

Por causa do corte de verbas no Orçamento de 2022 e da não regulamentação de um bônus para o setor, mais de 500 chefes de unidades da Receita Federal já entregaram seus cargos.

"A pauta prevista [nas assembleias] é para decidir pela paralisação da categoria, para referendar a entrega de cargos, que já está ocorrendo. A entrega de cargos envolve o compromisso de que ninguém irá ocupar o cargo que o outro entregou", disse o Sindifisco, em nota.

Segundo o sindicato dos trabalhadores, o governo trata a categoria "com descaso". "A assembleia também definirá se os servidores partirão para a operação padrão na Aduana e se adotarão o desligamento dos projetos nacionais e regionais e o não preenchimento de relatórios gerenciais", afirma.

Conforme mostrou a coluna, o ministro da Economia, Paulo Guedes, avisou ao presidente Jair Bolsonaro que o aumento apenas para policiais federais geraria um efeito cascata de insatisfação entre os servidores públicos. Bolsonaro atuou diretamente para conseguir dinheiro no Orçamento para as forças de segurança, categoria que é uma de suas bases de apoio eleitoral.