Conheça a SpaceSail, chinesa que ameaça a Starlink de Elon Musk no Brasil
A SpaceSail é uma empresa chinesa de internet via satélite, que concorre com a Starlink de Elon Musk. A empresa fechou um acordo de cooperação com o governo brasileiro nesta terça-feira (19), o que pode ameaçar o mercado da Starlink no país.
O que é a SpaceSail
Empresa tem 36 satélites em órbita. O projeto SpaceSail foi iniciado em 2023. Em agosto deste ano, foram lançados os primeiros 18 satélites da companhia. Em outubro houve o lançamento de mais uma leva de 18 satélites. Em 2024, o objetivo é lançar um total de 108 satélites. Hoje, estima-se que sua concorrente Starlink tenha 6 mil satélites em órbita.
Meta é lançar 15 mil satélites até 2030. O plano da SpaceSail é lançar 648 satélites até o fim de 2025, conforme informações oficiais do governo chinês. Com isso, a expectativa é garantir uma cobertura de rede regional. Até 2027, a meta é lançar mais uma leva de 648 satélites, que garantiriam uma cobertura global para o serviço. E então, até 2030, o objetivo é ter 15 mil satélites, que garantiriam a oferta de uma integração multisserviço móvel de conexão direta.
Empresa usa satélites menores que ficam mais próximos da Terra. A operação da SpaceSail é baseada nos satélites LEO (Low Earth Orbit, ou órbita baixa da Terra, em português). Eles ficam a uma distância menor da superfície se comparados aos satélites convencionais. Com isso, conseguem uma transmissão de informações mais rápida. A tecnologia é similar à que atualmente é oferecida pela Starlink, de Elon Musk, e pela francesa E-Space.
Meta é fornecer internet confiável e de alta velocidade para o mundo. O objetivo é que os satélites forneçam "aos usuários globais, serviços de internet de banda larga via satélite de baixa latência, alta velocidade e ultraconfiáveis", disse a CGWIC (China Great Wall Industry Corporation), empresa chinesa responsável pelo lançamento dos satélites.
O desenvolvimento de satélites é um dos focos do governo chinês nos próximos anos. O plano do ministério da indústria chinês até 2025 inclui o desenvolvimento de satélites de órbita alta, média e baixa, além da integração de sistemas de comunicação por satélite com sistemas de comunicação de informação terrestre.
O acordo com o Brasil
A cooperação assinada com a Telebras prevê avaliação de cenários. O acordo prevê a realização de estudos sobre a demanda de internet em locais em que fibra óptica não chega, como áreas rurais, além de parcerias com foco em inclusão digital. Após esses estudos, o governo entenderá a viabilidade de parcerias concretas para possíveis investimentos.
A operação da SpaceSail no Brasil deve se iniciar em 2026. Para atuar no Brasil, a empresa chinesa precisa ainda de autorização da Anatel, além de abrir um CNPJ no país.
Empresa de Musk tem contratos milionários com órgãos púbicos. A empresa de Musk, bilionário que mantém um embate com o governo federal, tem tido ganhos diretos e indiretos a partir de contratos milionários com órgãos públicos brasileiros. Apenas um dos contratos assinados neste ano rendeu R$ 103,2 milhões, recursos desempenhados para a aquisição de kits para acessar a internet da Starlink para o Exército no Amazonas, em Roraima e no Pará.
Deixe seu comentário