IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Governo enviará na segunda avião da FAB para resgatar brasileiros

Avião que da FAB que vai buscar brasileiros que fugiram da guerra na Ucrânia - Sargento Batista/FAB
Avião que da FAB que vai buscar brasileiros que fugiram da guerra na Ucrânia Imagem: Sargento Batista/FAB

e Herculano Barreto Filho, do UOL em São Paulo

03/03/2022 13h46Atualizada em 03/03/2022 16h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O governo informou que vai mandar na segunda-feira (7) uma aeronave KC-390 Millennium, da FAB (Força Aérea Brasileira), para resgatar brasileiros que fugiram da Ucrânia.

Segundo nota enviada à coluna, a previsão é que o avião decole na tarde de segunda de Brasília com destino a Varsóvia, na Polônia, levando "11,5 toneladas de material de ajuda humanitária".

"Serão realizadas paradas técnicas em Recife (PE); Cabo Verde; e Lisboa. A chegada ao Brasil está prevista para quinta-feira (10) pela manhã", continua o comunicado.

O KC-390 Millennium tem capacidade máxima de carga de 26 toneladas e voa mais rápido e mais alto que outros modelos da frota brasileira.

Apesar de a FAB ter colocado à disposição duas aeronaves para o resgate de brasileiros, fontes do governo afirmaram à coluna que a decisão se enviar apenas um avião neste primeiro momento aconteceu devido a quantidade de pessoas que declararam o desejo de retornar ao Brasil.

A capacidade da aeronave é de 80 passageiros e a previsão no momento é de 72 brasileiros irão embarcar. Segundo fontes do governo, caso haja um aumento na demanda, a segunda aeronave disponível pode ser enviada para o resgate.

Trens

A Embaixada do Brasil na Ucrânia recomendou hoje embarques em trens saindo da capital Kiev mesmo após o toque de recolher em meio a novos relatos de bombardeios russos na cidade, incluindo uma explosão em uma plataforma nos arredores da estação central, onde centenas de civis estão abrigados para se proteger de uma súbita onda de frio que cobriu a região de neve nos últimos dias.

A entidade consular também divulgou a lista de composições para hoje em todo o país. Só na capital, está prevista a partida de ao menos 48 trens. Após as 20h, quando inicia o toque de recolher, há a previsão da saída de 20 composições —média de uma a cada 12 minutos. Também há trens que irão passar por cidades como Kharkiv, Dnipro, Zaporizhzhya, Odessa, Lviv, Donetsk e Vinnitsa.

A prioridade no embarque é dada a mulheres, crianças e idosos, e o embarque é gratuito. A embaixada brasileira também alerta para a ocorrência de golpes na estação de trem de Lviv, com falsas ofertas de transporte. "Não entrar em carros de estranho", recomenda o órgão.

Socorro a brasileiros

O Itamaraty reitera a importância do registro junto à embaixada por meio do link: https://forms.gle/GjfKD3Mrbs1y9rAG7.

Brasileiros na Ucrânia ou familiares, seja no Brasil ou em outros países, podem obter orientações por diversos meios. Nas redes sociais, as atualizações são disponibilizadas pelo Twitter (twitter.com/brasilukraine), Telegram (t.me/s/embaixadabrasilkiev) e Facebook (facebook.com/Brasil.Ukraine) da Embaixada em Kiev.

O plantão consular internacional está sendo realizado pelo número +380 50 384 5484. Também há plantão realizado no Brasil, que pode ser contatado no número +55 61 98260-0610.