IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Saúde recomenda segunda dose de reforço de vacina contra covid para idosos

VACINA CONTRA A COVID-19 EM IDOSOS - Rivaldo Gomes/Folhapress
VACINA CONTRA A COVID-19 EM IDOSOS Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress

Do UOL, em Brasília

23/03/2022 15h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira (23) uma nota técnica recomendando que os estados e municípios comecem a campanha para aplicar a segunda dose de reforço da vacina contra Covid-19 na população com 80 anos ou mais.

Segundo a pasta, a estimativa é que 4,6 milhões de brasileiros tenham mais um reforço na imunização. A orientação é para que a segunda dose de reforço seja preferencialmente com o imunizante da Pfizer e de maneira alternativa com as vacinas da Janssen e Astrazeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente. "O intervalo deve ser de quatro meses após a primeira dose de reforço", disse a pasta, em nota.

O Ministério da Saúde afirmou ainda que há vacinas da Pfizer suficientes para aplicação neste grupo e que alguns estados também já informaram que têm esses imunizantes em estoque.

De acordo com o ministério, a nova recomendação foi discutida pelos especialistas da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI), que consideraram a situação epidemiológica do Brasil e a redução da efetividade das vacinas Covid-19, principalmente entre as faixas etárias mais avançadas.

"Segundo os estudos, a diminuição da efetividade das vacinas em idosos, a partir de 3 a 4 meses depois da aplicação, também pode ser explicada pelo envelhecimento natural do sistema imunológico, o que exige uma estratégia diferenciada para a proteção desse grupo", diz a pasta.

O ministério diz ainda que acompanha a necessidade da aplicação da segunda dose de reforço em outras faixas etárias e "as recomendações podem ser revistas a qualquer momento".