IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

PT vai criar plataforma para receber propostas de plano de governo

Lula e Alckmin durante encontro com movimentos sociais, em São Paulo - Ricardo Stuckert
Lula e Alckmin durante encontro com movimentos sociais, em São Paulo Imagem: Ricardo Stuckert

Do UOL, em Brasília

02/06/2022 12h57Atualizada em 02/06/2022 13h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O grupo de sete partidos que compõem a coligação da pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma reunião hoje (2) para discutir os eixos do programa de governo da chapa Lula-Alckmin.

Segundo apurou a coluna, no encontro, que aconteceu de forma virtual, ficou acertado o lançamento de uma plataforma virtual para reunir sugestões da sociedade para o programa de governo.

A ideia é receber sugestões de todos os temas e incorporar eventuais propostas no prazo de um mês. A plataforma deve começar a funcionar agora em junho.

Fazem parte da coligação: PT, PSOL, Rede, Solidariedade, PV, PSB e PCdoB.

A ideia do grupo é construir um plano de governo conjunto para a chapa Lula-Alckmin . O grupo possui dois representantes de cada partido e é coordenado pelo ex-ministro Aloizio Mercadante, que é o responsável pela formulação do conteúdo do programa de governo.

Na reunião, o grupo já abordou o que serão três eixos estruturantes do programa: desenvolvimento social e garantia de direitos; desenvolvimento econômico, sustentabilidade socioambiental e combate à crise climática; e reconstrução do estado e da soberania e defesa da democracia.

Segundo fontes que participaram do encontro, esses eixos "sintetizam os principais compromissos da candidatura".