Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Inflação nos EUA e novas medidas fiscais no Brasil movimentam os mercados

undefined

Bom dia, investidores,

Veja os destaques desta terça (14):

  • EUA: divulgação do PPI dá pistas sobre a inflação
  • Guillen reforça política de juros restritiva no Brasil
  • Novas medidas fiscais miram supersalários e cortes de despesas

EUA: divulgação do PPI dá pistas sobre a inflação

  • Hoje, às 10h30, o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos divulga o PPI (Índice de Preços ao Produtor) de dezembro. Este indicador mede a inflação na cadeia produtiva e é um termômetro importante para entender os custos que podem ser repassados ao consumidor final. O resultado será observado de perto pelos investidores, que buscam pistas sobre os próximos passos da política monetária do Federal Reserve.
  • Ainda nos EUA, às 18h30, sairá o relatório semanal de estoques de petróleo. Com o barril do Brent em níveis historicamente elevados, o mercado avalia os impactos desses dados sobre a oferta e a demanda globais.

Guillen reforça política de juros restritiva no Brasil

  • Em evento ontem, o diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen, afirmou que a Selic, atualmente em 12,25% ao ano, continuará em terreno contracionista.
  • Apesar disso, Guillen destacou que o consumo das famílias e o desempenho do crédito estão suavizando os impactos da alta de juros.
  • O diretor também alertou para o impacto da depreciação do real nos preços internos e enfatizou que o controle da inflação global será crucial para aliviar a pressão inflacionária no Brasil.
  • Ele descartou mudanças na taxa neutra de juros e reforçou que o Banco Central está comprometido em atingir a meta de inflação de 3%.

Novas medidas fiscais miram supersalários e cortes de despesas

  • Dario Durigan, secretário executivo do Ministério da Fazenda, adiantou que o governo planeja apresentar novas propostas fiscais após a aprovação do orçamento de 2025 pelo Congresso. Entre as medidas estão cortes de despesas e limites para supersalários, com foco em camadas mais altas da sociedade.
  • Durigan também refutou a tese de que as políticas fiscais de 2024 foram as principais responsáveis pela inflação registrada no ano passado.
Continua após a publicidade

Veja o fechamento de dólar e Bolsa na segunda (13):

  • Dólar: -0,08%, a R$ 6,0980.
  • B3 (Ibovespa): 0,13%, aos 119.006,93 pontos.

Queremos ouvir você

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Assinantes de conteúdo exclusivo UOL agora contam com mais um benefício: navegação sem anúncios no aplicativo UOL. Se você já é assinante, baixe ou atualize o app e faça login para navegar por textos e vídeos sem interrupções.

Além da navegação sem anúncios no app, assinante UOL tem acesso ilimitado aos colunistas, reportagens de UOL Prime, TAB e outros conteúdos exclusivos — e pode comentar em todos eles.

Continua após a publicidade

Também ganha R$ 20 por mês para usar em cinema na Ingresso.com, descontos em teatro e festivais de música, entre outras vantagens do Clube UOL.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.