Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Avanço do pacote fiscal e decisão do Fed são destaques desta quarta

Esta é a newsletter Por Dentro da Bolsa. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email de segunda a sexta. Conheça as demais newsletters do UOL. São cerca de 20 opções sobre os mais variados assuntos para a sua escolha.

********

Bom dia, investidores,

Veja quais são os destaques desta quarta-feira (18):

  • Votação do pacote fiscal avança no Congresso
  • Banco central americano decide taxa de juros

Pacote avança

  • A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça (17), o texto-base do projeto de lei que altera regras do arcabouço fiscal e bloqueia as emendas parlamentares. Esse projeto é parte do pacote fiscal enviado pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para apreciação do Congresso Nacional.
  • O projeto foi desidratado: o relator do texto, Átila Lira (PP-PI), retirou o trecho que autorizava o governo a limitar a concessão, a ampliação ou a prorrogação de créditos tributários. A medida tinha como objetivo compensar débitos de tributos em caso de déficit nas contas públicas.
  • Mas a trava nas emendas parlamentares foi mantida. Átila manteve a autorização para o governo contingenciar e bloquear as emendas parlamentares na mesma proporção das despesas discricionárias, com limite de contenção em 15% do total das emendas.
  • Ainda há duas propostas do pacote para serem avaliados nesta quarta (18). Uma que ajusta a regra de valorização do salário mínimo às regras do arcabouço fiscal e trata das regras do Bolsa Família e do BPC (Benefício de Prestação Continuada), e outro que traz mudanças no abono salarial, no Fundeb e na prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU).

Decisão do Fed

  • O Fed, Federal Reserve, banco central americano, decide hoje como fica sua taxa básica de juros.
  • A taxa está atualmente na faixa de 4,5% a 4,75% ao ano e deve ir para 4,25% a 4,5% ao ano, pela expectativa do mercado financeiro.
  • Taxas de juros mais baixas nos Estados Unidos favorecem os ativos brasileiros, porque os investidores são estimulados a deixar o mercado americano e aplicar seu dinheiro em países que oferecem maiores retornos. A taxa básica de juros do Brasil está atualmente em 12,25% ao ano
Continua após a publicidade

Veja o fechamento do dólar e da Bolsa na terça (17):

  • Dólar: +0,02%, a R$ 6,096.
  • B3 (Ibovespa): +0,92%, aos 124.698 pontos.

Queremos ouvir você

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.