Topo

Após atraso, governo promete para novembro abertura de empresa em 5 dias

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

04/09/2014 06h00

A partir de novembro será possível abrir empresas em até cinco dias por meio de um sistema online, segundo a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.

A promessa inicial era de colocá-lo no ar em julho. Porém, devido à aprovação da lei complementar do Super Simples, em agosto, o sistema foi submetido a uma revisão e o prazo foi adiado, informou a pasta.

De acordo com a secretaria, o portal Redesim será implantado inicialmente no Distrito Federal. Até janeiro de 2015, dever ser estendido para os demais Estados.

Atualmente, o processo de abertura de empresas no país leva, em média, 107,5 dias, segundo relatório do Banco Mundial.

Fechamento de empresa será imediato

O novo sistema também deve agilizar o processo de fechamento de negócios, segundo a Secretaria da Micro e Pequena Empresa.

Será possível pedir a baixa do registro da empresa imediatamente após o encerramento das atividades, sem a necessidade de apresentar certidões negativas de débito, diz o órgão.

A previsão é que isso comece a funcionar ainda em setembro, também no Distrito Federal, de acordo com a secretaria. Em outubro, está prevista a implantação nos demais Estados.

De acordo com o órgão federal, cerca de 1,3 milhão de empresas estão inativas no país, mas não conseguem ou preferem não dar baixa em seus registros por conta do excesso de burocracia.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Após atraso, governo promete para novembro abertura de empresa em 5 dias - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Empreendedorismo