IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Nova Zelândia é o país mais fácil para abrir empresa; Brasil fica em 123º

Andréia Martins

Do UOL, em São Paulo

04/09/2014 06h00

A Nova Zelândia é o país onde é mais fácil abrir um negócio dentre 189 economias estudadas pelo Banco Mundial. Lá, empreendedores são capazes de abrir uma empresa em menos de um dia, segundo o relatório "Doing Business 2014" (Fazendo Negócios, em português). 

No Brasil, são necessários 107,5 dias para criar uma empresa, o que coloca o país na 123ª posição do ranking. Além disso, é preciso quatro anos para resolver casos de insolvência (quando a empresa encerra as atividades com dívida) e há 14 procedimentos para registrar uma propriedade num prazo de 30 dias.

A Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República promete para novembro um sistema online que permitirá a abertura de empresas em até cinco dias.

Confira abaixo os dez países em que é mais fácil abrir uma empresa. A classificação do Banco Mundial leva em consideração o número de procedimentos necessários para abrir um negócio, o tempo que eles levam e a dificuldade para fazê-los.

O relatório é feito pelo Banco Mundial desde 2002 e avalia 11 áreas da vida de um pequeno empresário: começar um negócio, lidar com alvarás de construção, obter eletricidade, registrar a propriedade, obter crédito, proteger investidores, pagar impostos, negociar no exterior, cumprir contratos, solucionar uma insolvência e empregar trabalhadores.

O ranking completo pode ser consultado no link: http://zip.net/bppsvf