Nova Zelândia é o país mais fácil para abrir empresa; Brasil fica em 123º
A Nova Zelândia é o país onde é mais fácil abrir um negócio dentre 189 economias estudadas pelo Banco Mundial. Lá, empreendedores são capazes de abrir uma empresa em menos de um dia, segundo o relatório "Doing Business 2014" (Fazendo Negócios, em português).
No Brasil, são necessários 107,5 dias para criar uma empresa, o que coloca o país na 123ª posição do ranking. Além disso, é preciso quatro anos para resolver casos de insolvência (quando a empresa encerra as atividades com dívida) e há 14 procedimentos para registrar uma propriedade num prazo de 30 dias.
A Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República promete para novembro um sistema online que permitirá a abertura de empresas em até cinco dias.
Confira abaixo os dez países em que é mais fácil abrir uma empresa. A classificação do Banco Mundial leva em consideração o número de procedimentos necessários para abrir um negócio, o tempo que eles levam e a dificuldade para fazê-los.
O relatório é feito pelo Banco Mundial desde 2002 e avalia 11 áreas da vida de um pequeno empresário: começar um negócio, lidar com alvarás de construção, obter eletricidade, registrar a propriedade, obter crédito, proteger investidores, pagar impostos, negociar no exterior, cumprir contratos, solucionar uma insolvência e empregar trabalhadores.
O ranking completo pode ser consultado no link: http://zip.net/bppsvf
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.