Após atraso, governo promete para novembro abertura de empresa em 5 dias
A partir de novembro será possível abrir empresas em até cinco dias por meio de um sistema online, segundo a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.
A promessa inicial era de colocá-lo no ar em julho. Porém, devido à aprovação da lei complementar do Super Simples, em agosto, o sistema foi submetido a uma revisão e o prazo foi adiado, informou a pasta.
De acordo com a secretaria, o portal Redesim será implantado inicialmente no Distrito Federal. Até janeiro de 2015, dever ser estendido para os demais Estados.
Atualmente, o processo de abertura de empresas no país leva, em média, 107,5 dias, segundo relatório do Banco Mundial.
Fechamento de empresa será imediato
O novo sistema também deve agilizar o processo de fechamento de negócios, segundo a Secretaria da Micro e Pequena Empresa.
Será possível pedir a baixa do registro da empresa imediatamente após o encerramento das atividades, sem a necessidade de apresentar certidões negativas de débito, diz o órgão.
A previsão é que isso comece a funcionar ainda em setembro, também no Distrito Federal, de acordo com a secretaria. Em outubro, está prevista a implantação nos demais Estados.
De acordo com o órgão federal, cerca de 1,3 milhão de empresas estão inativas no país, mas não conseguem ou preferem não dar baixa em seus registros por conta do excesso de burocracia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.