Topo

Crise da água: cartilha sugere que bar lave verdura em bacia e corte massas

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

27/03/2015 06h00

Cartilha indica como economizar água em bares e restaurantes:

  • Lavar verduras, legumes e frutas em bacias em vez de água corrente
  • Retirar do menu pratos como sopas e massas
  • Manter reserva de pratos, talheres e copos descartáveis para emergência

Bares e restaurantes estão entre os negócios que terão mais prejuízo com a falta de água, segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Para ajudar os estabelecimentos a lidar com as interrupções no fornecimento e um eventual racionamento, a entidade divulgou uma cartilha com dicas para reduzir o consumo.

Entre as recomendações, estão lavar verduras, legumes e frutas em bacias em vez de água corrente e até retirar do cardápio pratos que exigem maior uso de água no preparo, como sopas e massas. Manter reserva de pratos, talheres e copos descartáveis para emergências, pedir para que funcionários e clientes usem a descarga o mínimo possível também estão entre as dicas. 

“Sem água, não podemos funcionar por questão de higiene e segurança alimentar. Ela é necessária para cozinhar, lavar alimentos, pratos, copos, talheres, equipamentos, pisos e manter banheiros limpos, evitando odores e contaminações”, diz Percival Marcato, presidente da Abrasel.

O objetivo da associação é alertar os donos de bares e restaurantes sobre a gravidade da crise. Uma das recomendações é que o dono estude suspender as atividades se ficar sem estoque de água e não houver indicação de retorno do fornecimento. A entidade defende, inclusive, indenizações aos empresários que se sentirem prejudicados.

“A Abrasel entende que certos acontecimentos indesejáveis podem ser considerados naturais na vida em sociedade. No entanto, se eles acontecem em decorrência da falta de responsabilidade do poder público e se o fornecimento de água faltar completamente por mais de dois dias, por exemplo, o prejudicado terá direito de indenização contra esse mesmo poder público”, afirma Marcato.

Veja abaixo as dicas da Abrasel para reduzir o consumo de água em bares e restaurantes:

1. Armazene água
Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Reserve espaço para novas caixas d’águas, cisternas e todo tipo de recipiente que possa aumentar seu estoque de água. Armazene água da chuva ou usada, que possa ser utilizada para lavar pisos, paredes, calçadas e banheiros. Use esfregões molhados antes de usar apenas água.

2. Reduza a vazão
Imagem: Getty Images

Coloque bicos de borracha (arejadores) nas saídas das torneiras para reduzir o fluxo de água.

3. Limpe antes de lavar
Imagem: Shutterstock

Limpe bem copos, pratos, panelas e talheres antes de ensaboar, com a torneira fechada, para só depois lavar.

4. Use bacias
Imagem: Reprodução

Em vez de lavar verduras, legumes e frutas na água corrente, faça isso em bacias. 

5. Capacidade máxima
Imagem: Divulgação

Use aparelhos de lava-louças e lava-roupas na capacidade máxima.

6. Menos descargas
Imagem: Getty Images

Insista para que funcionários e clientes usem descargas de privadas o mínimo necessário.

7. Ensaboe antes
Imagem: Getty Images

Ao lavar as mãos, ensaboe bem antes de enxaguar.

8. Banho picado
Imagem: Shutterstock

Se tiver vestiário para banho de funcionários, oriente-os para que se molhem rapidamente, se ensaboem com a ducha fechada e só abram para o enxague.  

9. Modernize equipamentos
Imagem: Getty Images

Troque os equipamentos hidráulicos por outros mais modernos, que economizam água: torneiras automáticas (com sensor de movimento), descargas duplas (que adequam a quantidade de água ao tipo de resíduo), pias duplas na cozinha (uma para ensaboar e outra para completar lavagem).

10. Use descartáveis
Imagem: Rodrigo Capote/Folhapress

Utilize materiais descartáveis, como copos, pratos e talheres plásticos, quando possível e mantenha uma reserva para situações de emergência.

11. Tenha um plano B
Imagem: Marlon Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo

Mantenha uma relação atualizada de fornecedores (caminhões-pipa, geradores de energia) e contatos para informações sobre o retorno do abastecimento.

12. Mude o menu
Imagem: Divulgação

Tire do cardápio produtos que exigem maior uso de água, como sopas e massas, se considerar que podem afetar suas reservas e desde que não comprometa o seu negócio.

13. Seja transparente
Imagem: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

Comunique seu cliente e converse com ele francamente se a água acabou e irá prejudicar o andamento e a qualidade dos serviços. Se imprescindível, encerre as atividades mais cedo, após comunicar a todos --funcionários, clientes, fornecedores-- o motivo, destacando a importância de manter a higiene para a saúde.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Crise da água: cartilha sugere que bar lave verdura em bacia e corte massas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Empreendedorismo