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Anitta faz foto com caneca feminista sobre chororô de homens e zera estoque

Imagem: Reprodução/Instagram

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

25/08/2015 06h00

Uma foto postada pela cantora Anitta nas redes sociais segurando uma caneca com a inscrição "male tears" ("chororô" de homens) fez acabar o estoque de um produto similar na loja virtual Mil Tsurus, do Rio de Janeiro. O site vende uma produção pequena de canecas e camisetas com estampas irreverentes.

A estudante de administração Carolina Couto, 21, dona da loja, diz que foi pega de surpresa. "Era fim de semana e eu estava desconectada da internet. Pelo celular, vi que vários conhecidos estavam marcando o perfil da loja na publicação. Isso fez com que pessoas que não conheciam os produtos acessassem", afirma.

Caneca similar da loja Mil Tsurus; "male tears" é gíria feminista para reclamações de homens sobre conquistas femininas Imagem: Divulgação

Só naquele fim de semana, ela vendeu 20 canecas. Ao longo da semana seguinte, foram mais 20. O estoque zerou e ela precisou encomendar mais peças. Para não perder vendas, aumentou o prazo de entrega para os clientes. O gasto médio dos clientes também cresceu. Passou de R$ 42 para R$ 110. Ela diz que não aumentou o preço do produto, que sai por R$ 25.

O faturamento da loja, que era de cerca de R$ 400 por mês, mais que dobrou: chegou a R$ 868 dez dias antes do fim do mês. O lucro não foi informado. E o número de acessos mais do que triplicou. Alcançou 322 visitas no dia em que a foto foi postada e 453 no dia seguinte. A média diária era de 100.

A loja virtual existe há um ano e foi criada com investimento inicial de R$ 1.500. O foco, desde o início, foram produtos feministas. "A caneca 'male tears' sempre foi um dos itens mais vendidos, saíam cerca de cinco por semana", afirma.

Após resultados inesperados, loja vai investir em marketing

Couto diz que nunca investiu em marketing, por isso, a loja cresce a passos lentos. Mas, depois dos resultados alcançados com a divulgação não planejada, ela pretende investir mais na área.

"Pretendo mandar meus produtos para outras famosas, principalmente as que são referência no meio, como blogueiras de sites feministas ou artistas que se declaram como. Alguns serão enviados de presente para elas, o que eu imagino que possa gerar nova publicidade cada vez que elas publicarem fotos com eles, e outros para sorteio entre seguidores, que vão gerar acessos mais imediatos", diz.

Ação com famoso pode render mais do que anúncios

Beatriz Micheletto, consultora de marketing do Sebrae-SP (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa de São Paulo), diz que é importante ficar atento ao que acontece não só nas redes sociais, mas na mídia como um todo. "Os acontecimentos podem ser um gancho para mostrar o produto que ele tem", diz.

Ela diz que contar com famoso na divulgação de produtos é uma ação eficiente, mas nem sempre é fácil chegar até eles. "Tem muita gente que manda presentes para famosos contando com alguma divulgação. Alguns publicam e outros não. O ideal é que o produto tenha apelo. Tem que se perguntar se aquela celebridade tem sinergia com o item, com a proposta da empresa."

Ela diz que, em alguns casos, pode ser mais efetivo para o negócio pagar o cachê de um famoso do que investir em outras mídias. "É melhor investir um pouco mais numa ação pontual que vai render resultados do que fazer folheto, anunciar em revista de bairro, em coisas em que as pessoas não estão prestando atenção", diz.

Essa decisão deve ser norteada pelo conhecimento que se tem do seu público, segundo a consultora. "Se o cliente é off-line, aposte em ações de marketing off-line. Se ele é conectado, invista em mídias digitais. E não deixe de avaliar o retorno das ações para elaborar estratégias futuras", declara.

Onde encontrar:

Mil Tsurus: www.miltsurus.com.br

Anitta causa tumulto em aeroporto do RJ

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