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Rodízio de comida de festa tem coxinha, hot dog e brigadeiro por R$ 50

Casinhas, restaurante no Rio, serve rodízio de salgadinhos, doces e outras comidas de festa Imagem: Arquivo Pessoal

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

14/08/2022 04h00

Salgadinhos variados, minirrefeições, cachorro quente, bolo e docinhos: Não é mais preciso esperar por uma festinha de aniversário para se deliciar com essas e outras guloseimas. O Casinhas, restaurante do Rio de Janeiro com três unidades, oferece rodízio de comidas de festa

Como surgiu a ideia? O proprietário dos restaurantes, Fabrício de Almeida, contou ao UOL que desde 2014 mantinha um salão de festa em Campo Grande e que a primeira unidade do Casinhas surgiu, em 2019, a partir da necessidade de oferecer degustação do bufê aos clientes. A partir daí teve a ideia de fazer o rodízio.

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Quanto custa? O valor do rodízio de segunda à quinta-feira é de R$ 44,90. Às sextas, sábados e domingos vai para R$ 49,99. Os valores incluem comidas e bebidas.

Duas unidades do restaurante ficam em Campo Grande (zona oeste do Rio) e uma em Madureira (zona norte). Os ambientes têm espaço para crianças e decoração de festa. Almeida afirma que atende a cerca de 25 mil pessoas por mês nos três restaurantes. Ele tem 90 funcionários.

Fabrício de Almeida, dono do restaurante Casinhas, que serve rodízio de comida de festa no Rio de Janeiro Imagem: Arquivo Pessoal

O que é servido? No cardápio, estão salgadinhos variados, cachorro-quente, tortas salgados, fricassê, estrogonofe de frango, massas com molho branco e vermelho, feijão amigo, sopa de ervilha, filé ao molho madeira com arroz à piamontese, doces (como brigadeiro e beijinho), bolos e sorvete com banana caramelizada.

Brigadeiros e beijinhos também estão no cardápio do Casinhas, que serve rodízio de festa Imagem: Arquivo Pessoal

Ele diz que a ideia do restaurante não é servir comidas sofisticadas, e sim "garantir a fartura" aos clientes. A maioria dos produtos é feita pela própria equipe do Casinhas, com exceção dos salgadinhos, que são terceirizados.

Vai abrir franquia em outros estados? Ele afirma que está estudando a abertura em outros locais, com franquias, e teve ofertas para isso.

Negócio é atraente, mas fácil de replicar, diz Sebrae

A gestora de projetos do Sebrae-RJ, Helena Andrade, afirma que os mercados de alimentação e viagens são os mais aquecidos neste momento pós-pandemia.

Para ela, o Casinhas tem uma estratégia positiva voltada para o público infantil, como o espaço kids, ao mesmo tempo que prioriza também os adultos.

Segundo a especialista, outro ponto positivo do negócio é o valor do rodízio.

"É um custo baixo tanto para quem vai convidar e arcar com essas despesas quanto para os grupos em que cada um vai pagar o seu. É um valor inferior ao que é praticado nos bufês. A média em São Paulo é de R$ 150 a R$ 250 por pessoa. É um preço imbatível, voltado para a classe B, e com um cardápio com uma aceitação muito boa", avalia.

Helena destacou dois pontos de atenção para o negócio. Um deles é que se trata de um modelo facilmente replicável.

Outro ponto destacado é a necessidade de pesquisa de mercado.

"É sempre interessante fazer a pesquisa de mercado para saber se isso faz sentido em todo o país ou se tem lugar onde a aderência não é tão boa. Pode ser sim que sim, pode ser que não. O perfil de público muda muito de região para região."

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