Japa, bolo, açaí: veja opções de franquias de comida a partir de R$ 9 mil
Claudia Varella
Colaboração para o UOL, em São Paulo
27/08/2023 04h00
Quer ser dono de uma franquia de alimentação? O UOL selecionou 12 opções de franquia com investimento de R$ 9.mil até R$ 200 mil.
Setor em expansão
O segmento de franquias de alimentação faturou R$ 51,9 bilhões em 2022 (18% a mais do que em 2021). O número de unidades cresceu 9%, chegando a mais de 40 mil, e o número de redes aumentou 5%, com 857 marcas. No 1º trimestre de 2023, o segmento cresceu 20%. Os dados são da Pesquisa de Food Service 2023, uma parceria da ABF (Associação Brasileira de Franchising) com a Galunion, consultoria especializada em alimentação.
É importante tomar alguns cuidados antes de investir. Siga recomendações de especialistas, como não investir todo o seu dinheiro no negócio. É importante também ler atentamente a Circular de Oferta de Franquia (COF). É importante também verificar as taxas cobradas, a sustentabilidade do negócio e verificar se o franqueado não corre o risco de se tornar, na prática, apenas um revendedor de produtos e serviços da franqueadora.
Confira abaixo 12 opções de franquia com investimento inicial de até R$ 200 mil:
1) Mr. Fit
Rede de franquias especializada em alimentação saudável. Criada em 2013, em Paulínia (SP), a empresa tem 519 franquias. Os modelos de negócio são home office, nuvem (delivery de comida fresca), delivery tradicional, cafeteria, quiosque, loja de rua, loja de shopping e loja gourmet.
Raio-X
Investimento inicial: de R$ 9.000 (home office) até R$ 151 mil (loja gourmet). No geral, inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro e estoque inicial
Royalties/mês: de isento (home office) até R$ 1.500 no primeiro ano; depois 5% do faturamento bruto (loja gourmet)
Taxa de publicidade/mês: isento (todos)
Faturamento médio mensal: de R$ 2.000 a R$ 20 mil (home office) até de R$ 50 mil a 120 mil (loja gourmet)
Lucro médio mensal: de 20 a 30% (home office) até de 20% a 25% (loja gourmet)
Prazo de retorno: de 4 a 12 meses (home office) até de 10 a 36 meses (loja gourmet)
Site: https://www.redemrfit.com.br/
2) Guacamole
Rede de restaurantes de comida mexicana. Criada em 2008, em Balneário Camboriú (SC), a empresa tem 20 unidades (13 franquias e 7 próprias). O modelo de negócio é de dark kitchen, as chamadas cozinhas para delivery. Outros modelos têm investimento inicial superior a R$ 200 mil.
Raio-X
Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
Royalties/mês: 5% do faturamento
Taxa de publicidade/mês: 2% do faturamento
Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
Lucro médio mensal: 20%
Prazo de retorno: de: 6 a 18 meses
Site: www.guacamole.com.br/franquias
3) La Churreria Gourmet
Rede de franquias especializada em churros. Criada em 2015, em Natal (RN), a empresa tem seis unidades (5 franquias e 1 própria). O modelo de negócio é o quiosque.
Raio-X
Investimento total: a partir de R$ 65 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
Royalties: isento
Taxa de publicidade/mês: R$ 500
Faturamento médio mensal: de R$ 25 mil a R$ 35 mil
Lucro médio mensal: de 20% a 30%
Prazo de retorno previsto: 18 meses
Site: http://www.lachurreriagourmet.com.br/
4) Usina de Massas Pocket
Rede de franquias especializada em massas e molhos. Criada em 2018, em Porto Alegre (RS), a empresa tem 15 unidades (14 franquias e 1 própria, que é loja-escola). Os modelos de negócio são store in store (uma loja dentro da outra) e delivery/dark kitchen. Outros modelos têm investimento inicial superior a R$ 200 mil.
Raio-X
Investimento inicial: R$ 71.075 (store in store) e R$ 139 mil (delivery/dark kitchen). Inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro e estoque inicial
Royalties/mês: 5% do faturamento (ambos)
Taxa de publicidade/mês: 2% do faturamento (ambos)
Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil a R$ 200 mil (store in store) e de R$ 100 mil a R$ 200 mil (delivery/dark kitchen)
Lucro médio mensal: até 17% (delivery/dark kitchen) e até 30% (store in store)
Prazo de retorno: a partir de 6 meses (store in store) e a partir de 12 meses (delivery/dark kitchen)
Site: www.usinademassaspocket.com.br/franquias
5) Trevo Açaí
Rede de franquias especializada em açaí. Criada em Fortaleza (CE), em 2014, a empresa tem 17 unidades (9 franquias e 8 próprias). Os modelos de negócio são dark kitchen, container mid, express e quiosque. Outro modelo tem investimento inicial superior a R$ 200 mil.
Raio-X
Investimento inicial: R$ 108 mil (dark kitchen), R$ 155 mil (container mid), R$ 184 mil (express) e R$ 185 mil (quiosque). Inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro e estoque inicial
Royalties/mês: 6% do faturamento
Taxa de publicidade/mês: 2% do faturamento
Faturamento médio mensal: de R$ 40 mil a 65 mil (quiosque), R$ 53 mil a R$ 78 mil (container mid e express) e de R$ 65 mil a R$ 115 mil (dark kitchen)
Lucro médio mensal: de 6% a 10% (dark kitchen) e de 15% a 20% (container mid, express e quiosque)
Prazo de retorno: de 10 a 24 meses (dark kitchen), de 15 a 21 meses (container mid e express) e de 16 a 31 meses (quiosque)
Site: www.trevoacai.com.br
6) Casa de Bolos
Rede de franquias especializada em fabricação e venda de bolos caseiros, no pote e de aniversário, entre outros. Criada em 2009, em Ribeirão Preto (SP), a empresa tem 450 unidades (443 franquias e 7 próprias). Os modelos de negócio são lojas mini e loja fit. O outro modelo tem investimento inicial superior a R$ 200 mil.
Raio-X
Investimento inicial: R$ 137 mil (loja mini) e R$ 190 mil (loja fit). Inclui taxa de franquia, implantação e capital de giro
Royalties/mês: R$ 900 (loja mini) e R$ 1.300 (loja fit)
Taxa de publicidade/mês: R$ 100 (loja mini) e R$ 120 (loja fit)
Faturamento médio mensal: R$ 40 mil (loja mini) e R$ 72 mil (loja fit)
Lucro médio mensal: 20% (ambos)
Prazo de retorno: 24 meses (ambos)
Site: https://www.casadebolos.com.br/
7) Mordidela Burger Grill
Rede de franquias especializada em comida rápida, como hambúrguer, pratos executivos, salgados e sobremesas. Criada em 2013, em São José do Rio Preto (SP), a empresa tem 40 unidades (39 franquias e 1 própria). O modelo de negócio é loja.
Raio-X
Investimento inicial: a partir de R$ 140 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro e estoque inicial)
Royalties/mês: 5% do faturamento
Taxa de publicidade/mês: isento
Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
Lucro médio mensal: R$ 15 mil
Prazo de retorno: de 10 a 12 meses
Site: https://franquiamordidela.com.br/
8) Açaí Puríssimo
Rede de franquias especializada em açaí. Criada em 2018, em Brasília, a empresa tem 14 unidades (8 franquias e 6 próprias). O modelo de negócio é loja.
Raio-X
Investimento inicial: R$ 150 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro e estoque inicial
Royalties/mês: 5% do faturamento
Taxa de publicidade 2% do faturamento ou mínimo de R$ 1.000
Faturamento médio mensal: de R$ 40 mil a R$ 60 mil
Lucro médio mensal: até 25%
Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
Site: https://acaipurissimo.com.br/
9) American Cookies
Rede de franquias especializada em cookies artesanais. Criada em 2018, em Brasília, a empresa tem 53 unidades (40 franquias e 13 próprias). Os modelos de negócio são container e quiosque. O outro modelo tem investimento inicial superior a R$ 200 mil.
Raio-X
Investimento inicial: R$ 179.950 (container) e R$ 192.450 (quiosque). Inclui taxa de franquia, taxa de instalação e estoque inicial
Royalties/mês: 5% do faturamento (ambos)
Taxa de propaganda/mês: 2% do faturamento (ambos)
Faturamento médio mensal: de R$ 50 mil a R$ 100 mil (container) e de R$ 50 mil a R$ 120 mil (quiosque)
Lucro médio mensal: de 12% a 20% (ambos)
Previsão de retorno: de 18 a 30 meses (ambos)
Site: https://americancookiesbrasil.com.br/
10) Fábrica de Bolos Vó Alzira
Rede de franquias especializada em bolos tradicionais e bolos de festa. Criada em 2008, no Rio, a empresa tem 273 unidades (272 franquias e 1 própria). O modelo de negócio é loja.
Raio-X
Investimento inicial: R$ 180 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro e estoque inicial)
Royalties: isento
Taxa de publicidade/mês: R$ 600
Faturamento médio mensal: R$ 65 mil
Lucro médio mensal: 18%
Prazo de retorno: de 12 a 18 meses
Site: https://voalzira.com/
11) Grão Espresso
Rede de franquias de cafeteria. Criada em São Paulo, em 1992, a empresa tem 140 unidades (todas são franquias). O modelo de negócio é loja.
Raio-X
Investimento inicial: R$ 180 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro e estoque inicial)
Royalties/mês: 5% do faturamento
Taxa de publicidade/mês: 1% do faturamento
Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
Lucro médio mensal: de 12% a 18% (unidade em shopping) e de 20% a 25% (unidade em hospitais)
Prazo de retorno: de 12 a 24 meses
Site: https://www.graoespresso.com.br/
12) Matsuri To Go
Rede de franquias especializada em comida japonesa delivery. Criada em Londrina (PR), em 2003, a empresa tem 14 unidades (9 franquias e 5 próprias). O modelo de negócio é loja.
Raio-X
Investimento inicial: de R$ 180 mil a R$ 200 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
Royalties/mês: 5% do faturamento
Taxa de publicidade/mês: R$ 1.200
Faturamento médio mensal: R$ 220 mil
Lucro médio mensal: de R$ 17,6 mil a R$ 26,4 mil
Prazo de retorno: de 12 a 24 meses