Saiba quem tem direito ao adicional noturno
O adicional noturno é devido aos trabalhadores pela prestação de serviços no horário entre 22h de um dia e 5h do dia seguinte. O benefício é pago porque o horário de trabalho faz com que o empregado mude a rotina de sono.
O adicional equivale a 20% (o percentual pode variar dependendo da negociação com o patrão) sobre o valor da hora de trabalho. No geral, uma hora à noite equivale a 52 minutos e 30 segundos, o que faz com que o empregado, no fim, ganhe por um tempo maior que o realmente trabalhado.
O chefe tem de comprovar o horário noturno do empregado para que ele seja pago.
No caso dos empregados em cargos de chefia, alguns juízes consideram indevido o pagamento do benefício. Isso porque a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 73, assegura esse direito ao trabalhador que presta serviço entre 22h e 5h, mas faz exceção a situações de trabalho em que "o controle de jornada revela-se impraticável". O artigo 62 inclui nessa condição aqueles que exercem atividade externa e também os gerentes, diretores e chefes de departamento.
*Com informações do jornal Agora
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.