IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Análise de currículo: Descreva atividades voluntárias e acadêmicas como experiência

Da Redação

Em São Paulo

22/07/2010 15h30

Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum, analisa o currículo profissional de um internauta que deseja atuar na área de publicidade e propaganda.

 

 

Segundo Marcelo, este currículo pertence a um jovem que provavelmente busca seu primeiro emprego numa área específica -- publicidade e propaganda -- nas atividades relacionadas à arte final e tratamento de imagens.

“O currículo precisa ser reestruturado em vários pontos e o objetivo pode ser melhor apresentado e adequado ao perfil do jovem. Por exemplo: arte final e edição de imagens digitais”.

Não é necessário informar número de documentos pessoais no currículo impresso. Talvez seja dispensável informar que possui carteira de habilitação, pois o profissional deseja trabalhar numa área que não necessita da CNH para o desempenho da atividade.

Como o internauta não possui experiências profissionais, pode relatar trabalhos voluntários, trabalhos freelancer (principalmente dentro da área de interesse) ou atividades acadêmicas que forneceram suas primeiras experiências de trabalho em equipe ou atividade desenvolvida em algum tipo de organização.

“Ele [internauta] deve descrever o que fez nestes tipos de atividade. Quando o profissional busca o primeiro emprego, fica claro para o selecionador que este é o seu perfil. Assim, profissionais com este perfil levarão vantagem sobre os outros que apresentem perfil similar caso apresentem em seu currículo atividades já desenvolvidas”, diz Marcelo.

 

Dicas

- Coloque o nome centralizado e com fonte menor que os objetivos do currículo.
- Informe diretamente a idade para facilitar a interpretação e leitura dos analistas de RH.
- Distribua as informações em tópicos adequados na seguinte ordem: qualificações, formação, informática, idiomas, experiências profissionais e cursos complementares.

 

Escolha dos currículos

O UOL Empregos publica, duas vezes ao mês, análises de currículos onde consultores sugerem mudanças a um resumo profissional selecionado entre os enviados à Redação.

Para selecionarmos o resumo profissional analisado, buscamos um exemplo que apresente problemas comuns à maioria dos currículos recebidos. Os dados pessoais e os nomes das empresas e instituições são retirados: usamos denominações como empresa A, escola X.

Se você quiser enviar seu currículo para análise, mande-o, anexado, ao e-mail uolempregos@uol.com.br, com o assunto "Análise de currículo".

Leia mais informações sobre currículos analisados