IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Análise de currículo: Candidato deve ter alguns cuidados ao utilizar foto no currículo

Da Redação

Em São Paulo

09/09/2010 16h00

Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum, analisa o currículo profissional de uma internauta que cursa graduação em nutrição.

  • Se a aparência não faz parte dos critérios de seleção para o cargo pretendido, não coloque foto.


É necessário cuidado ao colocar fotos no currículo, segundo Marcelo. A candidata deve se perguntar: a foto é necessária (a empresa solicitou)? O cargo exige algo relacionado à aparência? A foto é de rosto, de boa qualidade, com bom foco e luminosidade? A pessoa está com boa aparência nessa foto? Ela está vestida de acordo com a roupa que ela terá que usar no dia a dia no trabalho pretendido?

Se a resposta for sim para todas as perguntas, a foto deve ser colocada. No entanto, um não a qualquer uma das questões é o suficiente para que a imagem não seja utilizada. Na foto a candidata deve priorizar uma postura profissional e, sem dúvida, simpática.

“Se a aparência não faz parte dos critérios de seleção para o cargo pretendido, é melhor não arriscar. Cargos que costumam pedir boa aparência são recepcionista, secretária, representante de vendas, entre outros que exigem relacionamento direto com o público. Se realmente houver necessidade de colocar a foto, é importante mantê-la em harmonia com todo o conteúdo, alinhando-a com o texto do cabeçalho do currículo", explica o especialista.

Objetivo

O objetivo deve ser um dos primeiros elementos a aparecer no currículo, logo depois do cabeçalho, descrito em fonte destacada e centralizado na página como se fosse um título. Isso auxilia os recrutadores e selecionadores a identificar para qual cargo ou área o profissional deseja se candidatar.

Formação

Em caso de cursos em andamento, recomenda-se informar o ano previsto para conclusão. E não é necessário informar o turno já que detalhes como estes podem ser mencionados nas entrevistas.

Experiência anterior

Coloque as datas de entrada e saída ao invés do período. Isso dá ao selecionador informações que ele deseja, como por exemplo, há quanto tempo o candidato trabalhou nas empresas mencionadas e também o período de experiência. Fique atenta aos erros de português e digitação.

Características pessoais

Segundo Marcelo, a descrição está focada no próprio julgamento da candidata sobre si mesma e não nas realizações profissionais já concretizadas e que são preferíveis. É mais objetivo demonstrar as qualidades da profissional através da descrição de suas realizações profissionais do que realizar avaliações que poderão ser interpretadas como subjetivas e sem elementos concretos que as confirmem.

"É fundamental que a profissional procure incluir descrições de sua experiência em seu currículo. Isso fará com que ela se diferencie diante dos outros candidatos. Esta descrição de experiências pode ser feita, por exemplo, num tópico do currículo à parte, incluindo frases de 15 a 25 palavras que descrevam as principais realizações do profissional", aconselha Marcelo.

 


 

 

Escolha dos currículos

O UOL Empregos publica, duas vezes ao mês, análises de currículos onde consultores sugerem mudanças a um resumo profissional selecionado entre os enviados à Redação.

Para selecionarmos o resumo profissional analisado, buscamos um exemplo que apresente problemas comuns à maioria dos currículos recebidos. Os dados pessoais e os nomes das empresas e instituições são retirados: usamos denominações como empresa A, escola X.

Se você quiser enviar seu currículo para análise, mande-o, anexado, ao e-mail uolempregos@uol.com.br, com o assunto "Análise de currículo".