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Novo na empresa? Fuja dos erros mais comuns e ganhe pontos com o chefe

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

15/02/2012 06h00

Começar em um emprego novo traz de volta a sensação de frio na barriga do início das aulas numa escola para onde você acaba de ser transferido. É lógico que você quer se dar bem, fazer boas amizades e construir um futuro na nova empresa. Mas a animação pode deixar você, digamos, empolgado demais.

Segundo Viviane Gonzalez, diretora da consultoria Business Partners Consulting, a proatividade é bem vinda, mas o funcionário deve ter cuidado para não ser confundido com aquele profissional imediatista que não deixa as pessoas defenderem seu trabalho. "Ele precisa saber a hora de se colocar. Existe hora para falar as coisas, momentos adequados. Às vezes você tem aquela ideia fantástica, mas que naquele momento ela não é aplicável”, ressalta.

Confira algumas dicas sobre como agir nos primeiros dias no trabalho novo:


Evite gafes

Chegar querendo mostrar serviço nas primeiras semanas, apontando o dedo para situações que você considera um problema ou sugerindo mudanças nos departamentos mais tradicionais da empresa não são uma boa ideia – além de ser meio antipático, não acha?

“Vá com calma”, recomenda a consultora Giuliana Hyppolito, da DMRH - empresa especializada em recrutamento e seleção. Muitas vezes, essa necessidade exagerada de agradar pode causar um efeito contrário – e fazer com que o chefe fique com os dois pés atrás com você.

“O principal erro que os recém-contratados cometem é querer impressionar o chefe logo no primeiro dia. Permita que seu chefe conheça sua maneira de trabalhar e entenda sua dinâmica. Com isso, ele vai ganhando confiança e te passará novos desafios”, explica. Segundo ela, o novo colaborador precisa aproveitar esse período inicial para conhecer pessoas e se adequar aos processos da organização.

Alguns comportamentos e algumas atitudes ajudam nessa fase de adaptação. “A observação, a escuta e a disposição para o aprendizado são atitudes fundamentais para seu sucesso. Justificar sua contratação por meio do trabalho, do empenho e da disponibilidade é a maneira mais segura de transmitir uma boa impressão”, resume Giuliana.

Nada de comparar com o antigo emprego

Viviane Gonzalez acrescenta que outro erro comum é o novo funcionário fazer comparações com a empresa em que ele trabalhava. “Isso acontece principalmente quando se trabalha numa companhia similar a que você está entrando. Não dá para ficar falando da outra sempre como o “nós”, pois parece que o profissional ainda não perdeu o vínculo com a empresa anterior. É difícil, mas precisa ser evitado”, destaca.

O mesmo deve ser aplicado em relação às experiências dos empregos anteriores. Viviane ressalta que não se deve fazer comentários sobre elas. "O mercado é muito conectado e que as pessoas podem se conhecer. Se você viveu algum momento que não o agradou em vivências anteriores, busque identificar maneiras de evitar situações semelhantes, mas sem expor alguém”.