IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Projeto estabelece licença remunerada para trabalhadora que tiver gravidez de risco

Do UOL, em São Paulo

22/02/2013 12h20

Um projeto que tramita na Câmara dos Deputados propõe a concessão de uma licença especial à trabalhadora que tiver uma gravidez de risco. Segundo o texto, o benefício só seria liberado mediante comprovação de laudo médico.

 

Conforme a proposta, caso a licença dure mais de 15 dias, a trabalhadora terá direito a auxílio-doença, que consistirá em renda mensal correspondente a 100% do salário.

 

De acordo com o texto, o auxílio-doença da gestante em licença especial será pago pelo seu empregador. Em contrapartida, o empregador receberá compensação das contribuições previdenciárias, como já ocorre no caso do salário-maternidade.

 

“O que se quer garantir é que as trabalhadoras gestantes em situação de risco evitem se afastar de suas atividades profissionais por receio de perder o emprego ou de passarem por dificuldades em virtude de ver reduzida drasticamente demais sua remuneração”, explicou a autora, a senadora licenciada Marta Suplicy (PT-SP).

 

O projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

(Com informações da Agência Câmara)