Bolsas

Câmbio

Em entrevista de emprego online, evite gafes, como bebês e bichos ao fundo

Ricardo Marchesan

Do UOL, em São Paulo

  • Thinkstock

Imagine que você está entrevistando alguém para um emprego e, de repente, o marido da candidata passa atrás dela, apenas com uma toalha enrolada no corpo. Ou o contrário.

Estranho? Claro que isso é impossível em uma entrevista presencial, mas não na online, como conta Ana Vaz, consultora de imagem e etiqueta. O caso foi relatado a ela em uma palestra que deu.

Segundo a consultora, entrevistas pela internet -utilizando programas como o Skype, o FaceTime da Apple ou o Google Hangouts- não são tão diferentes das presenciais, mas alguns detalhes devem ser observados para não passar vergonha.

A principal diferença, segundo ela, é que o ambiente passa a ser controlado também pelo entrevistado. Assim, é preciso que seja em um lugar organizado e tranquilo, sem criança, cachorro ou telefone para distrair.

Segundo a consultora, o computador também deixa a conversa mais fria. "A tensão é maior e é mais dificil de as pessoas sentirem que não estão indo bem e conseguirem retomar a conversa", afirma Ana Vaz. "No cara a cara, há alguns sinais não verbais, como alteração no tom de voz e gestual, que no online podem passar batidos."

Sobre a entrevista com participação especial do marido peladão, Ana Vaz não sabe que fim levou, mas duvida que a candidata tenha avançado no processo.

Confira algumas dicas que ela reuniu para que tudo corra bem em uma entrevista online.

Prepare-se com antecedência

Thinkstock

Adicione o recrutador ao programa de computador que será utilizado na entrevista com um dia de antecedência e esteja conectado 30 minutos antes do horário combinado.

Use o programa antes e pratique com amigos para ter certeza de que tudo está funcionando corretamente. Teste os equipamentos, como câmera e fone de ouvido. A internet também deve ser boa, para a conversa fluir bem.

Durante a entrevista, feche todos os outros programas de computador que possam estar funcionando. Isso melhora a qualidade da conexão, além de evitar que você se distraia.

Escolha um login profissional

Getty Images

Nada de usar "popoquinhaS2_1984". O ideal é ter uma conta apenas para contatos profissionais. Prefira seu nome completo ou as iniciais no login.

Mantenha a boa aparência

Thinkstock

Mesmo estando em um ambiente mais informal, como a sua casa, a aparência continua sendo muito importante. A preocupação com a roupa adequada deve ser a mesma. A consultora também sugere roupas de cores claras, como branco ou azul, que não tiram a atenção do entrevistador em você.

Avaliar o contexto onde está também é importante. Segundo a consultora, usar terno e gravata em casa, por exemplo, pode parecer estranho. Nesse caso, prefira apenas uma camisa social.

A exceção, por exemplo, é se seu emprego atual exige o social completo, e a entrevista online ocorra quando estiver saindo ou voltando do trabalho. Caso contrário, prefira algo mais natural.

Ambiente profissional

Getty Images

"O ambiente da casa também passa a identidade profissional, mesmo que seja de maneira subliminar", afirma Ana Vaz. Uma estante de livros atrás de você pode demonstrar conhecimento. Uma parede branca, passa organização. No caso de profissões criativas, pôsteres e quadros pendurados evidenciam essa qualidade.

Também é preciso evitar bagunça, que causa má impressão, e objetos com formas e cores chamativas, que podem distrair o entrevistador.

Evite as distrações

Thinkstock

Nada de criança chorando, cachorro latindo ou telefone tocando. O momento é de concentração total.

Procure um lugar reservado, como um escritório, ou mesmo o quarto, desde que não revele muito da intimidade, como uma cama desarrumada ou o guarda-roupa aberto.

Entrevista não precisa ser em casa

Getty Images

Muitas vezes, por causa da agenda complicada, o candidato pode estar em trânsito na hora da entrevista, como em um táxi a caminho do aeroporto, por exemplo.

Isso não é necessariamente ruim. Segundo Ana Vaz, nesses casos, o melhor é avisar o entrevistador na hora combinada, se já souber com antecedência. Se não estiver em casa por causa de um imprevisto, peça desculpas e comunique-o antes de a entrevista começar. "Nessas horas, vale a regra de que o combinado não é caro", afirma a consultora.  

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos