Processo para pedir seguro-desemprego passa a ser 100% pela internet
Os trabalhadores que forem demitidos poderão pedir o seguro-desemprego sem a necessidade de entregar documentos presencialmente. O anúncio foi feito pelo Ministro do Trabalho nesta quarta-feira (19) e estará disponível a partir das 18h no portal Emprega Brasil.
O chamado seguro-desemprego 100% web permitirá que o benefício seja concedido sem a necessidade de comparecimento a um posto de atendimento. Até então, o trabalhador podia dar entrada no seguro-desemprego pela internet, mas era preciso agendar uma data para levar os documentos presencialmente.
Para pedir o seguro-desemprego, será preciso preencher um cadastro no portal Emprega Brasil, informar os dados pessoais e responder um breve questionário sobre o histórico de trabalho e previdenciário.
O sistema vai checar se as informações fornecidas constam nas bases de dados do governo. Caso não haja necessidade de complementação, o benefício será concedido em 30 dias, mesmo prazo dado para o trabalhador faz o pedido em um posto de atendimento.
Se houver necessidade de mais esclarecimentos, o trabalhador terá de ir pessoalmente a uma agência do Sine (Sistema Nacional de Emprego).
Pelo portal, o trabalhador também pode consultar oportunidades de trabalho e cursos de qualificação profissional que estejam sendo oferecidos próximos ao local onde mora.
(*Com informações da Agência Brasil)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.