IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Geração de empregos em pequenos negócios tem melhor agosto em 5 anos

Rodrigo Bellizzi/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Rodrigo Bellizzi/Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

27/09/2019 14h19

O Sebrae divulgou um levantamento hoje que aponta o melhor mês de agosto dos últimos cinco anos em relação à geração de empregos em micro e pequenas empresas. No último mês, foram 95.587 vagas formais abertas no mercado de trabalho que se enquadram nesta categoria de um total de 121.387 registradas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

"Os pequenos negócios, que hoje representam 99% das empresas do país, mostram que o segmento é o futuro do Brasil, já que estão gerando empregos e renda a todo mês, como demonstra os últimos levantamentos do Ministério da Economia. Empreender está na alma do brasileiro", disse o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

O levantamento do Sebrae ainda aponta que, no acumulado de janeiro a agosto, os pequenos negócios geraram 541,7 mil empregos formais, saldo 15 vezes maior que o registrado pelas médias e grandes empresas.

Em comparação ao último ano, o período aponta um aumento de 6% na geração de empregos para micro e pequenas empresas. Agosto ainda superou em 117% o saldo de julho deste ano e em 14,5% o resultado do mesmo mês em 2018.

Os pequenos negócios da área de serviços foram responsáveis por 48,1 mil novos postos de trabalho de agosto.

Na divisão por estados, as micro e pequenas empresas de São Paulo lideraram a geração de empregos em agosto, com a criação de mais de 30 mil postos de trabalho, sendo seguidas pelas MPE do Rio de Janeiro, que responderam pela geração de 10 mil vagas no país.